Inscrição cancelada com sucesso!

Em quatro dias de imersão, servidores e servidoras foram apresentados ao “método Harvard” de resolução de conflitos

Foto: Bell Vilanova

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizou, de 21 a 24 de maio, o curso de Estratégia de Negociação e Gestão de Conflitos. A capacitação, com carga horária de 19 horas, foi dirigida a servidores e servidoras públicas federais, estaduais e municipais em cargos de liderança. O objetivo da formação foi aprimorar habilidades de negociação e gestão de conflitos. A turma, conduzida pelo professor Ricardo Nuckel, foi apresentada ao método Harvard para preparar, conduzir e analisar negociações.

Antônio Fiuza, diretor de Soluções Digitais e Informações Gerenciais do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), foi uma das 40 pessoas em cargos de liderança a passar pelo curso, realizado nas dependências da Enap, em Brasília. A área que Antônio Fiuza dirige, a Diretoria de Soluções Digitais e Informações Gerenciais do MGI, integra a Secretaria de Gestão de Pessoas do Executivo Federal. Com uma equipe de 120 pessoas, a diretoria faz o desenvolvimento dos sistemas de gestão de pessoas dos órgãos do Executivo Federal. 

“A gente cuida do SouGov, da folha de pagamento, ou seja, a gente adequa os normativos para os sistemas. Então eu tenho todos os tipos de conflitos que a gente possa imaginar, desde conflitos dentro da equipe, até conflitos entre equipes diferentes, de diretorias e órgãos diferentes, que a gente tem que lidar”, relatou.

Uma das dificuldades descritas pelo diretor foi a de traduzir uma nova lei ou normativo para os sistemas utilizados pelo governo, como o SouGov. “Às vezes, a área de negócio propõe um normativo, ela concebe uma norma e esquece da complexidade que isso traz para o sistema. É um conflito muito típico. A área propõe um normativo e dá uma semana de prazo para que esse sistema esteja pronto, operante. E, às vezes, existe uma dificuldade em entender que toma tempo traduzirmos aquela norma no sistema” exemplificou.

Capacitação cotidiana 

Negociador, mediador, consultor e palestrante, o docente responsável pela capacitação, Ricardo Nuckel, trabalha com dinâmicas relacionais e transformações organizacionais. De acordo com o professor, um dos diferenciais do setor público brasileiro é já possuir gestores com alta capacidade de negociação e gestão de conflito. “Nosso objetivo principal aqui é refletir sobre práticas cotidianas, tomar uma distância para poder nomear o que às vezes faço de maneira natural, e o fato de nomear me permite sistematizar e otimizar essa prática no futuro”, afirmou. 

Para Antônio Fiuza, a capacitação trouxe ferramentas e recursos. “Esse é um curso que endereça muito essas situações, de tal forma que a gente possa usar métodos. Existem métodos para gerenciarmos conflitos, separarmos um pouco o que são pessoas, o que são opiniões pessoais e o que tem caráter técnico”, revelou.

Sobre o docente - Negociador, mediador, consultor e palestrante, Nuckel trabalha com dinâmicas relacionais e transformações organizacionais. O especialista apoia organizações a acompanhar a mudança e estruturar a transformação de conflitos e as negociações, sejam externas (parcerias, compras, vendas, fusões) ou internas (projetos, mudanças, equipe). Possui vasta experiência como consultor e professor na esfera acadêmica (ENA França, ESSEC, INSP - l’ena França -, SciencesPo Paris, ENAP, FDC, PUC-Rio) e no setor público (Ministérios da Defesa, Justiça, Relações Exteriores, Meio Ambiente, Saúde, Educação, secretarias, órgãos reguladores, comunidades, organizações internacionais) e privado (indústria, varejo, agronegócios, bancos, energia, Telecom e mídia, infraestrutura e construção, farmacêutico) ao redor do mundo. Mestre em Direito pela Sorbonne (Paris) e MBA pela ESSEC Business School, Nuckel é coautor de dois livros sobre os riscos psicossociais no trabalho e um livro sobre negociação.