Edição de 2020 do levantamento demonstra que esses municípios  têm reunido melhores condições para o desenvolvimento novos negócios em aspectos como inovação, cultura empreendedora e capital humano

Municípios do interior e capitais fora do eixo Rio - São Paulo - BH  estão reunindo as condições propícias para o desenvolvimento de novos negócios, de acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE). O estudo - realizado pela Endeavor, rede global formada pelos empreendedores e empreendedoras à frente das scale-ups que mais crescem no mundo, em parceria com a  Escola Nacional de Administração Pública (Enap) - foi lançado nesta quinta-feira (28). Na edição 2020 do levantamento, foram analisados os cenários das 100 cidades mais populosas do país, avaliando as condições relacionadas a ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. 

O levantamento é o principal raio-x do ambiente de negócios brasileiro e serve como norteador para o avanço do setor, revelando para gestores públicos quais aspectos precisam ser valorizados ou melhorados nas cidades com base em iniciativas inspiradoras desenvolvidas em outras regiões e oportunidades para quem quer empreender. Saiba mais aqui.

No ranking geral, que considera o desempenho dos municípios nos sete pilares avaliados, figuram entre os primeiros colocados quatro cidades do interior e capitais como Florianópolis, Vitória e Porto Alegre. “É evidente que cidades como São Paulo continuam tendo muita relevância no Índice, principalmente considerando aspectos como acesso a capital. Porém, nos outros pilares, pelo menos metade das dez cidades com melhor desempenho não são capitais”, comenta Renata Mendes, diretora de Relações Institucionais e Governamentais da Endeavor. “Para a Endeavor essa informação é muito importante, já que atuamos preocupados com o desenvolvimento dos ecossistemas regionais”.

Essa é a primeira vez que o Índice de Cidades Empreendedoras é realizado em parceria com a Enap. A mudança permitiu ampliar o número de municípios analisados, elevando a  abrangência e o impacto do levantamento, segundo Renata, da Endeavor. “Esta é uma versão mais madura e melhorada do estudo, que deve servir como um guia para definição de metas e prioridades das gestões municipais para possibilitar o crescimento de novos negócios”. 

“O ICE comprova que existe muito mais vontade de empreender no Brasil do que o que vemos no Sul e Sudeste”, ressalta Diogo Costa, presidente da Enap.  Além disso, ele destaca que o relatório também traz contribuições para o período pós-pandemia. “Em épocas como a que vivemos, pensamos muito em ações, principalmente nas direcionadas para setores específicos. O que vemos em um guia como este é que, no longo prazo, as instituições são mais importantes do que as ações. Instituições precisam ser construídas para que o mercado seja ágil, que a abertura de empresas seja simplificada, que a execução de contratos seja facilitada. Essa também é uma visão de longo prazo que vemos no relatório: não apenas é preciso haver ações específicas, mas também é necessário fortalecer as instituições que atuam para impulsionar o empreendedorismo”, enfatiza.

Índice de Cidades Empreendedoras (ICE)


Descentralização das cidades empreendedoras

Além de liderar o ranking geral, a cidade de São Paulo, polo econômico do país, figura também nas primeiras posições de outros dois pilares importantes analisados pelo Índice: em acesso a capital, que envolve dados relativos ao capital disponível, como operações de crédito por município, proporção relativa de capital de risco e capital poupado per capita; e também em infraestrutura, que avalia questões como transporte interurbano, acesso à internet rápida, preço médio do m² e custo da energia. Nesse último pilar, oito das dez cidades elencadas estão no estado paulista. Porém, o protagonismo nos demais pilares é descentralizado, demonstrando que, aos poucos, o ambiente de negócios em outras regiões do país está ganhando relevância e gerando novas oportunidades.

No pilar de ambiente regulatório, por exemplo, em que são avaliadas questões como tempo de processos, tributação e complexidade burocrática, o topo da lista é ocupado por Macapá (AP). Já no pilar mercado, que analisa o  desempenho econômico e presença de clientes potenciais, a cidade de Jundiaí (SP) teve o melhor desempenho, revelando o potencial para atração de novos negócios e o ambiente de competitividade no município. “Há coisas para serem aprendidas em locais que não são tão óbvios”, garante Diana Coutinho, diretora de Altos Estudos da Enap.

A predominância dos municípios do Norte e Nordeste é observada no pilar de cultura empreendedora - todas as cidades em destaque estão localizadas nessas duas regiões. Essa dimensão leva em consideração a satisfação em empreender, apoio familiar, probabilidade de abertura de negócios e facilidade pessoal para abertura e manutenção de negócios. Porto Velho (RO) lidera o ranking, evidenciando a cultura empreendedora forte e a imagem mais positiva do empreendedorismo na população.

As cidades da região Sul tiveram desempenho melhor no pilar de inovação, ocupando metade das posições, com Florianópolis (SC) em primeiro lugar. Para elencar os municípios, foram examinados os indicadores como proporção de mestres e doutores em ciência e tecnologia, assim como de funcionários nessa área, investimentos do BNDES e da Finep, número de patentes registradas, representatividade da indústria inovadora e da economia criativa, entre outros.

A capital catarinense e cidades como Vitória (ES), Niterói (RJ) e Juiz de Fora  (MG) aparecem na dianteira no pilar de capital humano, evidenciando a performance desses municípios na oferta de mão de obra básica e qualificada. Fatores como alto desempenho dos alunos no Enem, alta proporção de adultos com ensino médio completo, de matriculados no ensino técnico e profissionalizante, de adultos com ensino superior completo e de alunos com formação superior em cursos avaliados como sendo de alta qualidade compõem  o resultado.

Para os próximos anos, a expectativa é de que se perceba no Índice o reflexo do amadurecimento digital provocado pela pandemia de coronavírus, desencadeada em 2020. “A digitalização foi muito acelerada ao longo dos últimos meses. Processos que aconteceriam em anos precisaram ser adiantados e finalizados em meses, com grandes investimentos ocorrendo para essas empresas que oferecem soluções. Tudo isso deve, nos próximos anos, gerar iniciativas e movimentos que serão percebidos pelo Índice”, avalia Renata, da Endeavor.

Confira a posição das cidades no Índice de Cidades Empreendedoras 2020

Ranking geral

1ª São Paulo/SP
2ª Florianópolis/SC
3ª Osasco/SP
4ª Vitória/ES
5ª Brasília/DF
6ª São José dos Campos/SP
7ª São Bernardo do Campo/SP
8ª Jundiaí/SP
9ª Porto Alegre/RS
10ª Rio de Janeiro/RJ

Pilar Ambiente Regulatório

1ª Macapá/AP
2ª Vitória/ES
3ª São Gonçalo/RJ
4ª São Paulo/SP
5ª Boa Vista/RR
6ª Campos dos Goytacazes/RJ
7ª Niterói/RJ
8ª Praia Grande/SP
9ª Rio de Janeiro/RJ
10ª Belford Roxo/RJ

Pilar Infraestrutura

1ª São Paulo/SP
2ª Recife/PE
3ª Limeira/SP
4ª São Bernardo do Campo/SP
5ª Franca/SP
6ª Jundiaí/SP
7ª Santos/SP
8ª Guarulhos/SP
9ª Mogi das Cruzes/SP
10ª Brasília/DF

Pilar Mercado

1ª Jundiaí/SP
2ª Canoas/RS
3ª Brasília/DF
4ª São José dos Campos/SP
5ª Mauá/SP
6ª Diadema/SP
7ª São Paulo/SP
8ª Camaçari/BA
9ª Osasco/SP
10ª Campinas/SP

Pilar Acesso a Capital
1ª São Paulo/SP
2ª Osasco/SP
3ª Porto Alegre/RS
4ª Rio de Janeiro/RJ
5ª Belo Horizonte/MG
6ª Florianópolis/SC
7ª Curitiba/PR
8ª Vitória/ES
9ª Brasília/DF
10ª Vila Velha/ES

Pilar Inovação
1ª Florianópolis/SC
2ª Caxias do Sul/RS
3ª Campinas/SP
4ª Joinville/SC
5ª Limeira/SP
6ª Curitiba/PR
7ª São Bernardo do Campo/SP
8ª Porto Alegre/RS
9ª São José dos Campos/SP
10ª Niterói/RJ

Pilar Capital Humano
1ª Florianópolis/SC
2ª Vitória/ES
3ª Niterói/RJ
4ª Juiz de Fora/MG
5ª Palmas/TO
6ª Santa Maria/RS
7ª Curitiba/PR
8ª Jundiaí/SP
9ª Belo Horizonte/MG
10ª Vila Velha/ES

Pilar Cultura Empreendedora
1ª Porto Velho/RO
2ª Manaus/AM
3ª Rio Branco/AC
4ª Maceió/AL
5ª Recife/PE
6ª Caruaru/PE
7ª Jaboatão dos Guararapes/PE
8ª Olinda/PE
9ª Paulista/PE
10ª Petrolina/PE

Sobre o Índice de Cidades Empreendedoras 2020

O Índice de Cidades Empreendedoras 2020 é um estudo realizado pela Endeavor Brasil em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que avalia o ambiente empreendedor dos 100 maiores municípios brasileiros sob a ótica de uma série de indicadores, distribuídos nos 7 pilares que mais impactam a vida do empreendedor: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

Sobre a Endeavor

A Endeavor é a rede global formada pelos empreendedores e empreendedoras à frente das empresas que mais crescem no mundo. No Brasil desde 2000, promove um ecossistema que estimula o crescimento e impacto dos empreendedores e empreendedoras que lideram scale-ups - 0,5% das empresas do Brasil, que geraram 1,6 milhões de empregos nos últimos 3 anos.

A organização trabalha em três frentes principais: apoiando e acelerando scale-ups para que multipliquem o seu impacto no ecossistema - só em 2019, contribuíram para a geração de mais de R$ 9 bilhões em receita e manutenção mais de 48 mil empregos diretos; oferecendo soluções de open innovation para acelerar a estratégia de inovação de mais de 60 corporações e impulsionar o crescimento das scale-ups; e influenciando mudanças de políticas públicas que simplifiquem o ambiente de negócios brasileiro.

Sobre a Enap
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) é uma escola de governo vinculada ao Ministério da Economia (ME). Tem como principal atribuição a formação e o desenvolvimento permanente dos servidores públicos. Atua na oferta de cursos de mestrados profissionais, especialização lato sensu, cursos de aperfeiçoamento para carreiras do setor público, educação executiva e educação continuada. A instituição também estimula a produção e disseminação de conhecimentos sobre administração pública, gestão governamental e políticas públicas, além de promover o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias de gestão que aumentem a eficácia e a qualidade permanente dos serviços prestados pelo Estado aos cidadãos. Para tanto, desenvolve pesquisa aplicada e ações de inovação voltadas à melhoria do serviço público. O público preferencial da Escola são servidores públicos federais, estaduais e municipais. Sediada em Brasília, a Enap é uma escola de governo de abrangência nacional e suas ações incidem sobre o conjunto de todos os servidores públicos, em cada uma das esferas de governo.

Conteúdo relacionado

4º Jornada de Inovação Cidades que Transformam avança em mais uma etapa

As cinco equipes municipais integrantes desta edição participarão de oficinas e apresentarão uma ideia de solução a ser desenhada e testada na próxima fase da jornada 

Publicado em:
29/01/2024
Laboratório de boas práticas abre espaço para gestores estaduais e municipais

Iniciativa em parceria com a GIZ é uma oportunidade para construir soluções com especialistas e discutir a Agenda 2030.

Publicado em:
31/07/2022
Muda o ranking de melhores cidades para empreender no Brasil

Novo Índice de Cidades Empreendedoras mostra desempenho dos 101 municípios mais populosos, em sete áreas determinantes. Rio e Brasília não estão mais no top 10

Publicado em:
15/03/2022