O palco do evento de boas-vindas aos candidatos e candidatas do curso de formação da carreira de Analista em Tecnologia da Informação (ATI), nesta terça-feira (15), foi o teatro de arena do Polo Torre da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), localizado na Academia Nacional de Polícia (ANP), em Brasília (DF).
A cerimônia oficial de abertura da formação inicial no âmbito do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) contou com a presença da ministra Esther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI); do secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, e da presidenta da Enap, Betânia Lemos.
“Sinto-me honrada de a Enap fazer parte desta trajetória de vocês. Estamos há quase um ano preparando essa recepção”, declarou a presidenta da Escola. Betânia disse, ainda, que a formação das cinco carreiras promovidas pela Enap no âmbito do CPNU, incluindo a de ATI, foram pensadas com muito carinho e contaram com a dedicação de muitas pessoas para se concretizar.
“O serviço público brasileiro precisava de renovação após um longo tempo sem concurso público. Mesmo após o curso de formação, saibam que a Enap sempre estará de portas abertas para vocês”, concluiu Betânia Lemos.
Esther Dweck, ministra do MGI, afirmou que os ministérios estão ansiosos pela chegada dos futuros analistas em tecnologia da informação, que exercem um papel extremamente relevante em áreas como governo digital, gestão de dados e segurança da informação.
“Essa carreira tem alto grau de estratégia e, por isso, vocês vão contribuir fortemente para o desenvolvimento do nosso país. Ter um estado que presta um bom serviço público, que a população se sente olhada, atendida, é fundamental para fortalecer a democracia no Brasil”, destacou Esther.
A ministra do MGI celebrou ainda o ineditismo do CPNU e os resultados alcançados até então na primeira edição de um concurso com tamanha grandiosidade para o País. “Estamos muito felizes por termos retomado os concursos públicos e, ainda mais, por ter democratizado o acesso ao serviço público. Vocês estão fazendo história junto com a gente com essa nova lógica proposta pelo concurso unificado”, destacou.
Christiane Machado, diretora de Ensino da ANP, recepcionou as turmas recém-chegadas ao espaço. “Para a nossa Academia Nacional de Polícia é uma enorme satisfação ajudar nesta formação. Esperamos que todos se sintam acolhidos nas próximas semanas. Nós iremos trabalhar para que este seja um momento marcante na carreira de vocês.”
Após a mesa de abertura do evento, candidatos e candidatas participaram de um diálogo sobre a carreira de ATI conduzido por Luiz Alexandre Rodrigues da Silva, diretor presidente da Associação Nacional de Analistas em Tecnologia da Informação (Anati). O dispositivo contou ainda com a presença de Edison Vitor Cardoni, diretor da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condesef).
Aula magna
Ainda na programação de abertura do curso, as candidatas e os candidatos participaram da aula magna que teve como tema “Governo Digital: como a tecnologia está revolucionando a Administração Pública?”.
A aula foi ministrada pelo auditor chefe da Unidade de Auditoria Especializada em Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas da União, Rafael Albuquerque da Silva, juntamente ao secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.