Laboratório estimula gestores municipais a incorporarem os conceitos de desenvolvimento sustentável em planos e projetos

Foto: Ana Paula Fornari Benvegnu/Enap

Grupo com 19 servidores públicos, de diferentes lugares do Brasil, começa esta semana nas suas cidades com nova perspectiva de trabalho, pronto para orientar a proposição de soluções conforme os conceitos da Agenda 2030. A partir de agora, esses participantes do primeiro curso Laboratório de Boas Práticas em Governo Local, iniciativa de Escola Nacional de Administração Pública (Enap), têm a missão de trazer para o dia a dia, nos seus planejamentos, projetos e ações, as metas dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Nações Unidas (ONU).

Nos últimos dias 17 e 18, durante a segunda fase da ação de capacitação, a turma de estreia do curso participou de aulas na sede da Enap. O objetivo é fazer com que os conceitos da Agenda 2030 influenciem as políticas públicas estaduais e municipais. Os 19 participantes se destacaram entre 90 alunos de aulas on-line (na primeira fase), quando puderam aprender em oficinas de prototipação, sob a ótica dos problemas locais, a respeito das metas do desenvolvimento sustentável.

Insights

Nas aulas, reunidos em grupos, eles trocaram experiências com colegas e instrutores. A diretora de Metas da Prefeitura de Niterói (RJ), Ana Carolina Ferreira, usou o celular, nos intervalos, para enviar mensagens aos integrantes da equipe que assumiu o desafio de repaginar o planejamento municipal, de acordo com os ODS. “Quis compartilhar na hora os insights que tive, a intenção era estimular o pensamento ao contrário”, explicou. “Vou me empenhar para que, daqui para frente, o pensamento de todos já seja conforme os conceitos da Agenda 2030.”

Um município no noroeste do Paraná também passa a contar com um defensor das propostas da Agenda 2030. “Estou levando para casa um ferramental de trabalho maior e melhor sobre como efetivar, a partir dos conceitos dos ODS, políticas públicas mais consistentes”, disse o assessor econômico da Prefeitura de Foz do Iguaçu (PR), Fábio Dias Novaes. “Importante conseguir incorporar essas metas dentro de estratégias que sirvam para a estimular a participação da sociedade, inclusive por meio da criação de novos negócios.”

Na Enap, a expectativa com a primeira edição do Laboratório de Boas Práticas em Governo Local vai além da influência sobre o planejamento. “Os participantes voltaram para suas cidades com elementos concretos para a elaboração de projetos e para serem multiplicadores e transformadores do desenvolvimento local, levaram conhecimento para disseminar”, avaliou a coordenadora do Programa Liderando para o Desenvolvimento da Enap, Isadora Lacava, que está à frente da ação de capacitação com servidores de prefeituras, governos estaduais e câmaras legislativas e de vereadores.

O Laboratório de Boas Práticas em Governo Local faz parte do Projeto Liderando Para o Desenvolvimento e é resultado de parceria entre a Enap, o Grupo de Trabalho Agenda 2030, da Universidade de Brasília (UnB), e a empresa federal alemã para cooperação técnica, GIZ, que atua no Brasil para a promoção do desenvolvimento sustentável. Os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU foram adotados em 2015 e formam conjunto de metas e parâmetros para garantir dignidade e qualidade de vida, sem comprometimento do meio ambiente.