A participação brasileira, por meio do MGI e da Enap, é fruto do fortalecimento das relações com o Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais

Engajados no compromisso de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no país, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) participaram, nesta segunda-feira (15), da 23ª Sessão do Comitê de Especialistas em Administração Pública (CEPA), na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque (EUA). 

Representados pela secretária-executiva do MGI, Cristina Mori, e pela presidenta da Enap, Betânia Lemos, os órgãos reafirmaram os esforços do Brasil nas relações interfederativas em gestão, inovação, governo digital e desenvolvimento sustentável. Ações que vão ao encontro do objetivo principal dessa participação na ONU, que é apresentar as lições do Brasil na redução de desigualdades e na aceleração da implementação dos ODS.

Para Cristina Mori, a presença no evento dá a oportunidade ao Brasil de mostrar como, na prática, está sendo feita a transformação do Estado brasileiro. "O governo federal apoiar o desenvolvimento de capacidades institucionais de estados e municípios é fundamental para o alcance da Agenda 2030", destacou.

Escola em desenvolvimento

Na ocasião, além de revelar o trabalho realizado pela Enap na formação e capacitação de todo o serviço público do Brasil, a presidenta da Enap destacou como todas as atividades pensadas pela Escola, de fato, contribuem para o desenvolvimento dos objetivos no país. 

“Quando olhamos para os ODS, a Enap foca especialmente no número 5 (igualdade de gênero) e no número 10 (redução das desigualdades), desde março de 2023. Lançamos dois programas: o FIAR, de formação e iniciativas antirracistas, e o FIF, de formação e iniciativas feministas”, relatou. 

Betânia ainda detalhou a estratégia da Enap a partir desses pilares, que são o desenvolvimento da liderança das mulheres e dos negros; a literacia de gênero e raça e o levantamento de evidências sobre desigualdades de gênero e raça. 

Por fim, a presidenta também destacou a Escola enquanto lugar de reflexão sobre as alterações climáticas e a adaptação a essas mudanças, e citou, para isso, a parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), para sediar todos os eventos em torno do assunto, bem como as reuniões da Comissão Nacional para os ODS. 

“A Enap também é locus de discussão sobre o federalismo climático, a fim de construir uma estrutura para que os governos federal, estadual e municipal trabalhem juntos no enfrentamento das mudanças climáticas, utilizando os pontos fortes de cada um”, avaliou. 

A participação da Enap, junto ao MGI, alinha-se a ações por todo o mundo e a perspectivas de um caminho a ser seguido. “Foi muito bom poder fazer esse compartilhamento e levantar o lado da formação dos servidores públicos, que são fundamentais. Sem nós, servidores, não vamos conseguir transformar o Estado. Então, é mesmo muito importante estarmos aqui em conjunto”, concluiu Betânia Lemos.