A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) iniciou nesta terça-feira (6) as aulas do MBA em Políticas Sociais. A abertura oficial da primeira edição do curso foi marcada por uma cerimônia realizada virtualmente, com a presença de autoridades, além de uma aula magna voltada à turma da especialização.
O MBA em Políticas Sociais é um curso de pós-graduação lato sensu fruto de uma parceria entre a Enap e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O curso é dedicado à formação de servidoras e servidores efetivos das três esferas de governo que atuam na rede socioassistencial.
A primeira turma deste MBA é formada por 100 alunos – 54 servidores estaduais e municipais e 46 servidores federais –, o que representa um marco importante na ampliação do alcance e impacto das formações oferecidas pela Enap na área de políticas sociais.
Durante a cerimônia de abertura do curso, a diretora de Educação Executiva na Enap, Iara Alves, parabenizou os participantes que foram selecionados e, emocionada, destacou que a especialização foi idealizada há muito tempo.
“Esse sonho de uma parceria do MDS com a Enap, que pudesse alcançar o Brasil inteiro, foi discutido por muito tempo e, finalmente, este dia chegou. Esse formato 100% on-line permitiu que chegássemos não apenas no Governo Federal, mas em estados e municípios. E isso faz parte do objetivo da Enap de expandir seus programas para os governos locais, fortalecendo assim as políticas públicas em locais estratégicos”, refletiu Iara.
A turma pioneira do curso foi batizada em nome de Simone Albuquerque, uma homenagem à assistente social brasileira que se tornou referência no enfrentamento às desigualdades e à pobreza. Simone desempenhou um papel central na construção do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Há época de seu falecimento, em outubro de 2023, estava como diretora do Departamento de Proteção Social Básica do MDS.
Wellington Dias, ministro do MDS, deixou um recado em vídeo especialmente dedicado à turma que inicia as aulas. “Agora, vocês têm a oportunidade de ampliar o conhecimento que já possuem na área. Certamente, após este aperfeiçoamento, o povo brasileiro irá ganhar maior capacidade de gestão, de planejamento, de aperfeiçoamento, e os estados e municípios estarão mais preparados para os desafios, que são gigantescos, na área de assistência social”, declarou.
Ao complementar a fala do ministro, o secretário de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Rafael Osório, mencionou a importância da especialização e atualização para o desenvolvimento de políticas públicas efetivas. Em seguida, enalteceu a presença de alunos de diferentes municípios e estados do Brasil e elogiou a Enap e o MDS pela iniciativa da capacitação.
“Temos um bom ponto de partida, já é um sinal de sucesso contarmos com tantos representantes estaduais e municipais neste MBA. Com certeza vocês farão um percurso fantástico nessas mais de 400 horas de curso. Vai ser difícil, afinal, vocês estarão estudando e trabalhando, mas vai valer a pena. Vocês vão ter uma capacidade maior de refletir sobre o que vocês fazem e isso vai fazer com que o trabalho de vocês possa ser melhor”, destacou.
Aula magna
A aula magna para a primeira turma do MBA em Políticas Sociais da Enap teve como tema "Os desafios da proteção social e o papel da burocracia para seu fortalecimento" e foi ministrada pela professora titular do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole, Marta Arretche.
“Uma formação deste tipo é fundamental para as políticas públicas sociais do Brasil, que enfrenta o enorme desafio que é a desigualdade. Acho ótimo que seja EaD, pois a expertise da Enap poderá chegar a diferentes lugares do Brasil. Nosso desejo é que esse MBA seja repetido por muitas e muitas vezes”, iniciou a docente.
Após a aula, os alunos tiveram espaço de fala para debater pontos e tirar dúvidas com a professora. Antes do encerramento, a equipe da Coordenação-Geral de Especialização e MBA (CGMBA) da Enap ficou à disposição da turma para responder questionamentos a respeito do curso.
Sobre o MBA em Políticas Sociais
A Especialização em Políticas Sociais é um curso de pós-graduação lato sensu oferecido pela Enap. O curso é fruto da parceria celebrada em agosto de 2023 entre a Enap e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
O objetivo do curso é capacitar servidoras e servidores públicos em âmbito federal, estadual e municipal na gestão e implementação de políticas sociais, desenvolvendo habilidades analíticas e práticas para elaborar e executar programas socioassistenciais eficazes, com foco na melhoria dos resultados para os cidadãos e na criação de valor para os usuários dos serviços públicos.
Apesar de ser em formato on-line, o curso exige dedicação para o cumprimento da carga horária de 462 horas, sendo necessárias 370 horas para a certificação. As aulas serão realizadas entre maio de 2025 e junho de 2026.
O curso combina disciplinas autoinstrucionais, focadas em estudos autodirigidos, com laboratórios de casos realizados de forma remota, em atividades síncronas e assíncronas. Além disso, adota trilhas de aprendizagem que permitem aos participantes personalizar sua jornada formativa de acordo com suas necessidades e preferências, promovendo uma aprendizagem prática e dinâmica.
Ao longo do curso, os participantes terão experiências práticas e debates sobre temas cruciais para as Políticas Sociais. A estrutura gamificada do curso estimula a aprendizagem e transforma a experiência de aprendizado em uma jornada dinâmica e envolvente, com elementos típicos dos jogos: desafios, missões, pontuação, rankings, avatares, níveis e conquistas.