Cadeia de valor

Três principais processos estruturam a cadeia de valor. São eles que norteiam o funcionamento das atividades da Escola:

  1. Processos finalísticos;
  2. Sustentação; e
  3. Governança e assessoria. 

Conheça a cadeia de valor

 

Mapa estratégico

De olho nos próximos anos, a Enap se voltou para dentro e, coletivamente, revisitou sua missão, sua visão e seus valores e traçou seus objetivos estratégicos. 

Conheça o mapa estratégico

 

Metas e indicadores

Nossos indicadores estratégicos estão divididos em três eixos:

  1. Resultados e Governo;
  2. Processos internos; e
  3. Pessoas e recursos  

Conheça o painel de metas e indicadores 

 

 

Portifólio de projetos

O portifólio está classificado em projetos estratégicos das áreas e estratégicos de alto impacto para a Escola.

Conheça o portifólio de projetos estratégicos

 

 

Carta de Serviços da Enap

Acesse aqui

 

Programas de capacitação

Os programas de aprendizagem da Enap são focados na qualificação de agentes públicos envolvidos na condução das organizações e na gestão de políticas públicas para o enfrentamento dos desafios postos para a administração pública federal. A atuação no desenvolvimento de competências é realizada por meio de cursos de curta, média e longa duração, nas modalidades presenciais, semipresenciais e à distância, organizados em oito Programas de Capacitação. 

Conheça os programas

 

Concurso Inovação

O Concurso Inovação no Setor Público é promovido anualmente, desde 1996, pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).A premiação valoriza as equipes de servidores públicos que, comprometidos com o alcance de melhores resultados, dedicam-se a repensar atividades cotidianas por meio de pequenas ou grandes inovações que gerem melhoria na gestão das organizações e políticas públicas, contribuam para o aumento da qualidade dos serviços prestados à população e tornem mais eficientes as respostas do Estado diante das demandas da sociedade.

Saiba mais

 

Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência

O Programa de Inclusão está alinhado à missão da Enap, que é a de “desenvolver competências de servidores públicos para aumentar a capacidade de governo na gestão de políticas públicas”. Nesse sentido, o principal objetivo do Programa é prospectar conhecimentos e capacitar servidores públicos para gerirem a Administração Pública, e as Políticas Públicas, de forma inclusiva, além de desenvolver ações que viabilizem a plena participação das Pessoas com Deficiência e das Pessoas com Mobilidade Reduzida nos ambientes e atividades da Enap.

Saiba mais


Programa Enap em Rede

O Programa Enap em Rede - capacitando servidores foi lançado em abril de 2015, como aperfeiçoamento do Programa de Parcerias criado em 1996. A iniciativa é uma estratégia de oferta descentralizada de capacitações da Enap, por meio de cursos de desenvolvimento técnico e gerencial. O objetivo é alcançar os servidores públicos do Executivo Federal distribuídos no território nacional e, complementarmente, os servidores dos executivos estaduais e municipais.

O Programa Enap em Rede conta com a participação de Escolas de Governo (estaduais e federais), Universidades e Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, estando presente em 17 unidades federadas do país.

O servidor que tem interesse em participar de cursos da Enap oferecidos pelo Programa Enap em Rede deve consultar a Oferta de Cursos nos estados e solicitar sua inscrição na turma desejada. Se aprovada a solicitação, posteriormente, a Enap enviará e-mail com a notificação da matrícula e o endereço de onde será realizada a turma.

Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTIC)

É um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação e Comunicações que visa a atender às necessidades tecnológicas e de informação da Enap para um determinado período. Permite orientar e acompanhar a atuação da área de TIC, definindo estratégias, plano de ação para implementação e consolidação do amadurecimento da governança de TIC. O PDTIC 2018-2019 foi aprovado na 7ª Reunião Ordinária do Comitê de Tecnologia da Informação (CTI) e pelo Conselho Diretor da Enap por meio da Resolução  nº 19, de 9 de Julho de 2018 (processo SEI nº 04600.000014/2018-52) e divulgado no DOU nº 131, Seção 1 de 10 de julho de 2018.

Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação 2023-2025 (vigente) 

Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação 2020-2022
Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação 2018-2019
Plano Diretor de Tecnologia da Informação 2016-2017
Plano Diretor de Tecnologia da Informação 2014-2015
Plano Diretor de Tecnologia da Informação 2012-2013

Plano de Gestão de Logística Sustentável  (PLS)

O primeiro Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) da Enap contemplou o triênio 2012-2015 e objetivou estimular a mudança de cultura da escola, propiciando o enraizamento dos princípios e valores da responsabilidade socioambiental e do desenvolvimento sustentável. O PLS 2012-2015 também implementou importantes ações, como a coleta seletiva, critérios de sustentabilidade nas licitações, redução do consumo de água e energia elétrica, entre outras. Para a elaboração do novo PLS, para o triênio 2016-2019, foi realizado um amplo estudo das metas e dos resultados das ações propostas pelo antigo plano, a fim de consolidar, aprimorar ou adequar à realidade atual da Enap.

Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) 2016-2019

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS

O PGRS-Enap objetiva apresentar as diretrizes de gestão de resíduos sólidos e as ações de implantação desse processo em atendimento à Lei 12.305/2010, seção V, art. 20, §2º; Lei 5.610/2016 e ao Decreto n° 37.568/2016, que dispõem sobre as responsabilidades dos grandes geradores no gerenciamento dos resíduos, como a elaboração e implantação de ações voltadas ao gerenciamento ambientalmente correto dos resíduos desde a geração até o destino final.

Prestação de contas 2016
Prestação de contas 2017


Documento estratégico do relatório de transição de governo da Enap

Está disponível no Repositório Institucional da Enap, o relatório de Transição de Governo (2018-2019). Este relatório procura apresentar os projetos prioritários de cada área cujas entregas compreendem o primeiro trimestre de 2019. A Enap se reafirma como elemento fundamental ao desenvolvimento e aperfeiçoamento das capacidades estatais mediante a profissionalização e a inovação, integrando e articulando redes nacionais e internacionais, produzindo conhecimento e soluções para os desafios do estado brasileiro.

Acesse o relatório

 

Educação Financeira

A Estratégia Nacional de Educação Financeira – Enef foi instituída como política de Estado de caráter permanente para promoção de ações de educação financeira no Brasil, e suas características principais são a garantia de gratuidade das iniciativas que desenvolve ou apoia e sua imparcialidade comercial. 

O objetivo da Estratégia, criada pelo Decreto Federal 7.397/2010, é contribuir para o fortalecimento da cidadania ao fornecer e apoiar ações que ajudem a população a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes.

A estratégia foi criada no âmbito do então Ministério da Fazenda por meio da articulação de 08 órgãos e entidades governamentais e quatro organizações da sociedade civil, que juntos integram o Comitê Nacional de Educação Financeira – CONEF.