Mestrados
A Enap oferece programas estruturados para gerar alto valor na capacitação de servidores, com foco na inovação de políticas públicas e na constituição de conhecimento de fronteira, que possa ser aplicado na prática cotidiana da Administração Pública Federal.

Os programas contam com um corpo docente formado por profissionais com sólida formação acadêmica e vasta experiência no serviço público. Todos os professores possuem doutorado ou PhD obtidos em instituições de ensino renomadas.
Modalidade
A modalidade é presencial, seguindo normatização da Capes/MEC. O curso é realizado integralmente nas dependências da Enap em Brasília (DF).
Metodologia
A metodologia de ensino da Enap é baseada na troca de experiências, na experimentação prática e na busca conjunta por soluções, visando inovação e efetividade na Administração Pública Federal.
Eventos
Nenhum curso disponível no momento.
Lato sensu ou stricto sensu?
Quando se fala em pós-graduação, as referências que podem aparecer são especialização, MBA, mestrado e doutorado. Porém, esses cursos apresentam algumas diferenças. A escolha entre latu sensu e stricto sensu deve estar alinhada com os objetivos profissionais. Se a ideia é não esquecer a definição de cada uma dessas formações, é só lembrar o significado das palavras em latim: latu=amplo e stricto=restrito. Para facilitar, é possível conferir as principais diferenças entre latu sensu e stricto sensu na tabela a seguir:
Depoimentos




Grupos de pesquisa
No intuito de incentivar a produção científica e propiciar a participação em atividades de pesquisa, os programas contam com os grupos de pesquisa, organizados em temáticas diversas, frente à coordenação de professores da Pós-Graduação Stricto Sensu da Enap.
Grupo: Campo jurídico, regulação e políticas públicas
Docente responsável: Julia Maurmann Ximenes
Grupo: Ciências comportamentais
Docente responsável: Antonio Claret Campos Filho
Grupo: Novos Paradigmas em Governança e Desenvolvimento
Docente responsável: Alexandre de Ávila Gomide
Oportunidades de intercâmbio
A Enap mantém convênios internacionais para promover o intercâmbio de alunos e professores.
O Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento (MPGD) tem parceria com a School of Public Environment and Affairs da Indiana University (SPEA/IU), Estados Unidos. Os alunos podem frequentar aulas, disciplinas e realizar estágios nos órgãos públicos dos dois países.
Essa possibilidade de intercâmbio com a Indiana University fortalece a perspectiva acadêmica e profissional dos alunos do Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento (MPGD). Também possibilita o início da formação de uma rede de conhecimento em gestão pública e desenvolvimento, com o objetivo de realizar e aprofundar estudos comparados, inovadores em gestão e profissionalização.
Outra cooperação na área já realizada foi com a República de São Tomé e Príncipe, na África. Nesse caso, alunos africanos participaram como alunos regulares do Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento, da Enap, durante um ano. Com base na perspectiva de cooperação Sul-Sul, a participação dos alunos da República de São Tomé e Príncipe foi fundamental para o fortalecimento de cooperações internacionais entre os governos dos dois países, e serviram também para o aperfeiçoamento acadêmico e profissional dos alunos.