Bolsas de Pesquisa

Dúvidas gerais

O Programa Cátedras Brasil da Enap visa promover projetos próprios de pesquisa e contribuir com o fomento de pesquisas científicas e aplicadas na área de gestão pública, inovação e políticas públicas, além de disseminar o conhecimento gerado. Para isto, são oferecidas bolsas de pesquisas em diferentes áreas temáticas através de editais publicados no site da Enap.

Poderão se candidatar às bolsas oferecidas pelo Programa Cátedras Brasil os interessados que se disponham a intercambiar conhecimento e experiência com a Enap e que atendam aos requisitos específicos dispostos nos editais de chamada pública. 

Os valores são definidos de acordo com a modalidade de bolsa, variando de R$ 3.000 (três mil reais) a R$ 7.000 (sete mil reais), conforme consta no Anexo da Resolução Nº 26, de 6 de agosto de 2018

A concessão de bolsa do Programa Cátedras Brasil terá o tempo de vigência definido no chamamento público, podendo ser renovada mediante justificativa, desde que não exceda a duração total de 36 (trinta e seis) meses.

O início do processo seletivo para o Programa Cátedras Brasil se dá com a publicação do edital de chamada pública no Diário Oficial da União e no site da Enap, pelo prazo mínimo de 10 (dez) dias, prorrogável por igual período, contado a partir da publicação do edital. As fases do processo seletivo, bem como as regras gerais e os critérios de julgamento, são definidos por meio do edital de chamada pública.

Os procedimentos para a inscrição no processo seletivo do Programa Cátedras Brasil, bem como os documentos requeridos, são definidos por meio do edital de chamada pública.

Não há vedação, por parte da Enap, ao acúmulo de bolsa de pesquisa concedida pela Escola com aquela concedida por outra instituição. Cabe ao candidato interessado, caso receba outra bolsa, checar a possibilidade de acúmulo, uma vez que cada instituição estabelece regras próprias nesse sentido. Ressalta-se, entretanto, que o candidato deve possuir tempo hábil para dedicar-se à produção da pesquisa.

Não é permitido o acúmulo de bolsas de pesquisa concedidas pela Enap.