A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) divulga nesta quarta-feira (6) a relação dos candidatos aprovados para a primeira turma do Coding Bootcamp, iniciativa pioneira de capacitação de servidores públicos em programação e ciência de dados. Os candidatos que completaram todas as etapas e não foram selecionados irão compor um cadastro reserva, podendo ser chamados caso haja desistências e/ou reabertura de vagas. 

"O Bootcamp é um programa absolutamente inovador, que promove o pensamento digital entre seus participantes - competência essencial a qualquer servidor público atualmente", explica Rodrigo Torres, diretor de seleção e formação de carreiras da Enap. Para ele, um dos diferenciais do programa é a aplicação prática dos conhecimentos. "Os projetos desenvolvidos pelos alunos ao longo do curso contribuirão diretamente com a transformação digital na esfera pública"

Diante da relevância da iniciativa em capacitar servidores para a transformação digital do serviço público e da alta demanda registrada, a Enap decidiu aumentar o investimento do programa. Assim, o número de vagas da primeira turma foi ampliado de 30 inicialmente previstas para 40 no total. 

Com isso, as vagas de ampla concorrência (aquelas que não são reservadas a órgãos específicos) passaram de 6 para 16 no total. O programa recebeu 432 inscrições, registrando uma concorrência de 9,6 candidatos por vaga dentro da ampla concorrência. 

No segundo semestre, a Enap deverá lançar a segunda turma do Bootcamp, com aulas previstas para começar em outubro. As informações sobre o novo processo seletivo serão divulgadas no Portal da escola. 

 

Novo cronograma

Com as medidas preventivas adotadas pela Enap no enfrentamento à pandemia, o calendário do programa sofreu alterações. Os candidatos selecionados receberão um convite para o evento de apresentação online do programa, de participação obrigatória, no dia 12 de maio. 

 

A pré-matrícula deverá ser feita entre 12 e 22 de maio, com entrega de documentos até 10 de julho. Entre 1º de junho e 10 de agosto, os alunos devem participar de uma etapa preparatória EaD. O início das aulas está previsto para 10 de agosto. 

Programação do zero

Em uma experiência imersiva, os alunos irão aprender, durante três meses, as habilidades mais relevantes de programação, desde o básico da linguagem até uma introdução à análise de dados e machine learning. O treinamento utiliza a metodologia Le Wagon, testada e reconhecida internacionalmente. 

Ao final do curso, cada participante terá construído uma aplicação digital, inteiramente funcional, partindo do zero: desde a concepção do produto, passando pela programação e concluindo com a implantação (deploy).

O projeto é parte do investimento da Enap para alavancar o potencial criativo dos servidores públicos por meio do aprendizado de novas linguagens e desenvolvimento de novas competências na resolução de problemas complexos. 

A iniciativa conta com  apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais  (Flacso) e da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, no âmbito do programa CapacitaGov.br, além de parcerias institucionais com a Receita Federal do Brasil, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Conselho Nacional de Justiça e o Ministério da Infraestrutura. Com isso, busca-se desenvolver as competências necessárias para melhorar a gestão e a prestação de serviços públicos no contexto de transformação digital no setor público. 

Para mais informações sobre o conteúdo, acesse a programação completa.