Realize o seu cadastro até 15/05/2024.

A Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap) torna pública a abertura de Edital de Chamada Pública Simplificada n. 26/2024 (com retificação do ANEXO II - CRONOGRAMA PREVISTO no Edital n. 38/2024) destinado à prospecção, seleção e formação de professores-facilitadores com conhecimento e experiência na temática Praticando a programação com a linguagem Python para compor o Banco de Colaboradores da Diretoria de Desenvolvimento Profissional (DDPro).

 Perfil procurado:

  • Servidores públicos e servidoras públicas de todas as esferas e poderes e profissionais sem vínculo com a administração pública, mas que possuam comprovado conhecimento teórico e prático na temática Praticando a programação com a linguagem Python.
  • Preferencialmente, servidoras públicas e servidores públicos federais ativos(as).

O processo seletivo é realizado em 03 (três) etapas:

  • Etapa I – análise documental de caráter eliminatório e classificatório, mediante preenchimento de formulário eletrônico. É pré-requisito para participação nessa etapa a apresentação dos certificados de conclusão dos seguintes cursos:
  1. Formação de Facilitadores de Aprendizagem (40h) - https://www.escolavirtual.gov.br/curso/141
  2. Temos que dar aulas remotas... e agora? (10h) - https://www.escolavirtual.gov.br/curso/313
  • Etapa II - caso o seu perfil seja selecionado (Etapa I), você será convidado a participar do processo de formação de professores-facilitadores da Escola (Etapa II). A participação nessa etapa é de caráter eliminatório. Na formação de professores-facilitadores, serão repassados os conteúdos de didática para facilitadores de aprendizagem da Enap e as estratégias de ensino do curso descrito na Chamada Pública Simplificada. Ao final, as pessoas candidatas apresentarão uma miniaula com base nos conhecimentos adquiridos durante todo o processo de formação. As aulas da Formação Inicial não possuem a finalidade de aprofundamento no conteúdo teórico, mas de repasse das estratégias de ensino que constam no planejamento didático do curso Praticando a programação com a linguagem Python já desenhado pela Enap.
  • Etapa III - inclusão no Banco de Colaboradores. Nessa etapa, as pessoas participantes aprovadas na Formação Inicial e que obtiveram a menção “muito bom” ou “bom” na avaliação final de suas miniaulas serão incluídas pela Enap no Banco de Colaboradores habilitados a facilitarem o curso objeto do processo seletivo.

 Como se cadastrar:

Preencha o formulário, exclusivamente por este canal, clicando em “Inscreva-se!”.

Para a Enap, é importante que você goste de ensinar e se identifique com os nossos valores. Confira nossos referenciais conceituais e metodológicos.

É imprescindível a leitura do Edital nº 26/2024 e sua retificação (Edital nº 38/2024), que estão anexados a essa página, para maiores detalhes a respeito das etapas de participação nessa Chamada Pública Simplificada.

 ℹ Outras informações:

O preenchimento desse formulário não configura o direito de inserção automática no Banco de Colaboradores da Enap (Etapa III) nem a obrigatoriedade de contratação. Eventuais dúvidas podem ser encaminhadas para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

Para verificar outras oportunidades abertas para trabalhar na Enap, consulte a página de vagas (https://enap.gov.br/pt/vagas).

É vedada a contratação direta pela Enap de militares na ativa para prestação de serviços técnicos especializados de instrutoria de treinamentos e cursos de aperfeiçoamento, de acordo com o disposto nos arts. 42 e 142 da Constituição Federal de 1988 e demais normas vigentes.