Estão abertas as inscrições para o Coding Bootcamp, iniciativa inédita da Enap que terá sua primeira turma ofertada no período de junho a agosto deste ano. O curso será uma verdadeira imersão no mundo da programação, com aulas teóricas e práticas, para desenvolvimento de habilidades na área de programação e ciência de dados. Serão três meses de muito aprendizado e trabalho intenso! As inscrições serão até 20 de março de 2020.

Saiba mais em http://bit.ly/enap-bootcamp

Nesse projeto pioneiro para o setor público, a Enap está adaptando para a realidade brasileira metodologias aplicadas mundialmente em programas de letramento digital e formação de desenvolvedores. Um destaque da programação é a parceria com a franquia internacional Le Wagon, uma das mais reconhecidas metodologias internacionais de bootcamp para o ensino de desenvolvimento web.

Além disso, a Enap desenvolveu um módulo específico voltado para análise de dados e machine learning (aprendizado de máquina), que contará com a colaboração de especialistas de alto nível para o ensino de conceitos essenciais demandados para o tratamento, processamento, análise e interpretação de dados e estatísticas governamentais.

Busca-se com isso desenvolver competências para melhoria da gestão e da prestação de serviços públicos, em consonância com os desafios da transformação digital no setor público, no âmbito do Programa para o Desenvolvimento de Capacidades para Transformação Digital no Poder Executivo Federal (capacita.gov.br).

Sobre a metodologia Coding Bootcamp

A oferta de um curso intensivo de programação em formato de Bootcamp busca atender à demanda por novos modelos de ensino e aprendizagem, com metodologias mais ágeis e práticas para desenvolver habilidades específicas. Combinando uma dose certa de pressão e motivação, os alunos são estimulados a resolver pequenos problemas e desafios, individualmente e consultando os colegas de turma.  Além disso, desenvolvem projetos personalizados, sob supervisão de experts na área, como forma de aplicação imediata dos conhecimentos.

Esse formato permite ao aluno a vivência de uma experiência de aprendizagem intensa e focada, priorizando a aplicação prática dos conhecimentos, em atividades monitoradas por professores e/ou mentores especializados. Valoriza-se ainda a perspectiva colaborativa e horizontal, contribuindo para a inovação e alavancagem do potencial criativo dos profissionais.

O que o aluno ganha com o curso

Compreender a lógica de construção das soluções digitais e aprender a desenvolver algoritmos e programas, pode expandir o perfil e a quantidade de problemas que um profissional consegue resolver. Esse aprendizado também favorece um diálogo mais fluido e capacitado com as áreas e profissionais de TI.