Liderando para o desenvolvimento

Iniciativa inédita e gratuita de formação de alto nível de lideranças locais em setores estratégicos. Com método diferenciado, aulas ao vivo e renomados especialistas nacionais e internacionais, prepara novos prefeitos, secretários estaduais e municipais para promover o desenvolvimento local e melhorar a entrega de políticas e serviços públicos aos cidadãos.

Nossos Resultados

18

Turmas, sendo 10 para prefeitos/vice-prefeitos e assessores

932

Certificações

334

Municípios

Todos

os estados da federação

*dados atualizados em 05/04/2022

Vantagens especiais para lideranças

Aproximação de gestores locais com o governo federal

Compartilhamento de boas práticas e experiências reais

Principais especialistas nacionais e internacionais nas áreas temáticas

Metodologia inovadora e curadoria de conteúdo de excelência

Novos prefeitos

Curso gratuito para prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos e vice-prefeitas com metodologia participativa e inovadora, estudos de caso, boas práticas e grandes especialistas nacionais e internacionais. O grande objetivo por trás deste projeto é incidir sobre a gestão e o desenvolvimento local, ampliando as capacidades dos municípios para o enfrentamento dos seus desafios.

Na primeira fase do projeto, foram realizadas dez turmas, sendo sete totalmente virtuais e três presenciais, na Enap, em Brasília.

Em breve, serão disponibilizadas novas turmas presenciais. Fique atento!

Novos prefeitos

Estados

Secretários estaduais e secretários-adjuntos | * Este ano não serão ofertadas vagas para este público.

Municípios

Curso de formação para secretários municipais (20h). Desenvolve capacidades analíticas e de liderança para melhoria da entrega de políticas públicas locais. Novas turmas em breve! Para saber mais, clique nos quadros abaixo.

Quem já esteve conosco

Perguntas Frequentes

O Liderando para o Desenvolvimento é uma capacitação de alto nível com o objetivo de desenvolver lideranças estaduais e municipais para fortalecer o desenvolvimento local e contribuir para a melhora da entrega de políticas públicas e serviços ao cidadão.

É composto por três diferentes capacitações: Liderando Mudanças - Estados (para secretários estaduais de pastas estratégicas), Novos prefeitos (para prefeitos eleitos) e Liderando Mudança - Municípios (para secretários municipais de pastas selecionadas).

O Liderando desenvolve capacidades analíticas com uma metodologia inovadora e adequada à realidade das lideranças, com a participação de renomados especialistas nacionais e internacionais em temáticas de relevância e compartilhamento de boas práticas e experiências aplicadas.

Ao fim do curso, o participante terá aprimorado ferramentas de gestão e ampliado seu conhecimento, com formação de rede entre pares, com o governo federal, entidades do terceiro setor, entidades do setor privado, associações municipalistas e organismos internacionais.

O curso desenvolve competências de liderança individual e coletiva e soluções inovadoras, significativas e viáveis para os desafios das lideranças em seu contexto local.

Os cursos são gratuitos. No caso dos módulos presenciais da capacitação para Novos Prefeitos, serão concedidas passagens e alimentação para os participantes (importante: não haverá disponibilização de alojamento).

Sim, os gestores receberão certificados emitidos pela Enap desde que tenham, no mínimo, 50% de frequência.

Foram realizados ate agora 18 turmas de prefeitos, secretários estaduais e municipais à distância, com aulas ao vivo em plataforma Zoom.

As próximas turmas de prefeitos e vice-prefeitos serão totalmente presenciais.

A carga horária vai depender do curso.

- Secretários municipais: 20h virtuais

- Secretários estaduais: 20h virtuais

- Prefeitos: 24h virtuais / 20h presenciais

Muito conteúdo inovador, estudos de caso e metodologias que priorizam a participação do aluno e compartilhamento de experiências.

Possibilidades de parceria, investimento, informações importantes.