Confira os conteúdos na modalidade remota para servidores e empregados públicos federais, estaduais e municipais

Com a nova vitrine de cursos da Enap ficou mais fácil e didático encontrar aquele curso que você precisa. Cada turma já vem com o nome do professor, dias e horários de realização.

Os cursos online e ao vivo da Enap são dinâmicos e aplicados. A Escola utiliza tecnologias e metodologias ativas e inovadoras, a exemplo de exercícios em grupo, estudos de caso, problematização, exposição dialogada, debate e simulações . Os alunos podem interagir com especialistas e colegas em uma sala de aula virtual, com data e hora marcados.

Ficou mais fácil também para você ver as próximas turmas previstas em cada curso, o que ajuda na sua programação para o período.

E neste mês temos conteúdos novos, voltados para o aperfeiçoamento de lideranças. Basta clicar no nome do curso para cair diretamente na página onde estão todas as turmas com inscrições abertas e demais informações úteis.

Enfim, que junho aqueça nossos corações e expanda nossas mentes.

Desejamos boas escolhas!

 

Priorizando e selecionando projetos

Conecte os projetos ao plano estratégico de modo inteligente e ajude sua organização a ir mais longe. 

Você aprenderá a identificar, priorizar, balancear e selecionar projetos de modo alinhado à estratégia organizacional.

Se você atua no gerenciamento de projetos organizacionais e  na gestão estratégica, escolha a sua turma. Temos duas opções com inscrições abertas

Duração do curso: 14h 

Turma de 24 e 25 de junho – 8h30 às 18h

Inscrições:  até 14 de junho

Turma de 12 e 13 de julho – 8h30 às 18h

Inscrições: até 2 de julho

 

Dominando a gestão de projetos

Construa capacidade para gerenciar um projeto da sua organização do começo ao fim. Os participantes identificarão as etapas de gestão de projetos, relacionarão as etapas do projeto com as estratégias organizacionais e aplicarão ferramentas e técnicas para iniciar, planejar, executar, monitorar e controlar um projeto de qualquer porte e em qualquer área.

Duração do curso: 21h

Turma de 28 a 30 de junho – 8h30 às 18h

Inscrições: até 18 de junho 

Turma de 5 a 7 de julho – 8h30 às 18h

Inscrições: até 25 de junho 

 

Transformando ideias em projetos

Transforme suas ideias em projetos organizacionais e ajude na mudança da sua organização. Os participantes elaborarão, de forma simples e prática, Canvas de projeto consistente e coerente.

Obs: este curso não tem como foco a elaboração de projetos de conclusão de curso ou projetos de pesquisa, apenas projetos organizacionais.

Duração do curso: 21h 

Turma de 22 e 23 de junho – 8h30 às 18h

Inscrições: até 12 de junho

 

Turma de 24 e 25 de junho – 8h30 às 18h

Inscrições: até 14 de junho

 

Turma de 01 e 02 de julho – 8h30 às 18h

Inscrições: até 21 de junho

 

Fiscalização de obras e serviços de engenharia

Os objetivos do curso são ordenar as rotinas necessárias à fiscalização de contratos de obras e serviços de engenharia; relacionar as responsabilidades inerentes à essas atividades com a legislação vigente (quando da execução do objeto contratado); analisar os contratos de obras e serviços de engenharia; relatar procedimentos para a gestão dos contratos de obras e engenharia; identificar as orientações relevantes sobre as medições para gestão e acompanhamento dos contratos; e analisar as responsabilidades do fiscal de contratos de obras e serviços de engenharia.

Duração do curso: 21h 

Turma de 5 a 9 de julho – 14h30 às 18h

Inscrições: até 25 de junho

Aplicação de penalidades nos contratos administrativos

Ao final do curso o participante deverá ser capaz de: analisar a legislação aplicável aos contratos administrativos; interpretar os papéis dos atores envolvidos na aplicação de penalidades em contratos administrativos; identificar as competências para aplicação das sanções administrativas; aplicar os procedimentos de apuração de inadimplemento e penalidade; reconhecer as questões polêmicas que envolvem os procedimentos de aplicação de penalidades; e analisar a jurisprudência do TCU sobre os temas.

Duração do curso: 21h 

Turma de  21 a 25 de junho – 8h30 às 18h

Inscrições: até 11 de junho 

 

Pensamento ágil em projetos

Aplique a mentalidade ágil a qualquer contexto e transforme sua equipe em um time ágil de gerenciamento de projetos

Duração do curso: 14h 

Turma de 17 e 18 de junho – 8h30 às 18h

Inscrições: até 10 de junho

 

Turma dias 08 e 09 de julho – 8h30 às 18h

Inscrições: até 28 de junho

Análise e melhoria de processos

Aprenda a analisar e melhorar seus processos de trabalho com foco no alinhamento da organização. Ao final do curso o participante deverá ser capaz de reconhecer a importância e a relação da gestão de processos com a política pública de gestão do Governo Federal; identificar as vantagens e desafios da implantação da gestão por processos; identificar o perfil necessário ao gestor e membros da equipe na implantação da gestão por processos; aplicar o método de gerenciamento de processos.

Duração do curso: 35h 

Turma de  05 a 09 de julho – 8h30 às 17h30

Inscrições: até 25 de junho 

 

Gestão de processos com foco em inovação

Aprenda a gerenciar processos organizacionais a partir de metodologias Business Process Management (BPM).Os participantes serão capazes de conceituar a gestão de processos com foco no BPM; aplicar os princípios da análise de processos com foco no BPM; conduzir gerenciamentos de mudança de processos; identificar os principais níveis de processos em função da modelagem; aplicar os fundamentos do desenho de processos com foco no BPM; gerenciar desempenho de processos corporativos.

Duração do curso: 21h 

Turma de 07 a 09 de julho – 8h30 às 17h30

Inscrições: até 27 de junho 

 

Gestão estratégica com BSC

Aprenda como montar um plano estratégico utilizando o Balanced Scorecard.O curso ajudará a Identificar a importância do planejamento estratégico nas organizações públicas; caracterizar os elementos constitutivos do planejamento estratégico nas organizações públicas; identificar os aspectos relevantes para a implementação do planejamento estratégico

Duração do curso: 28h 

Turma de 28 de junho a 01 de julho – 8h30 às 17h30

Inscrições: até 18 de junho

Turma de 12 a 15 de julho – 8h30 às 17h30

Inscrições: até 02 de julho 

 

Elaboração de termos de referência para contratação de bens e serviços

Aprenda a elaborar termos de referência de acordo com a legislação e as melhores práticas. Espera-se que ao final do curso o participante seja capaz de indicar a legislação relacionada aos instrumentos de contratação; reconhecer a importância do termo de referência e do projeto básico para a contratação pública; identificar os principais problemas e os aspectos mais importantes relacionados aos instrumentos de contratação.

Duração do curso: 14h 

Turma de 06 a 08 de julho, das 8h30 às 12h

Inscrições: até 26 de junho  

 

Gestão e fiscalização de contratos administrativos

Como resultado do aprendizado, o participante será capaz de formalizar o contrato administrativo de acordo com as normas aplicáveis; promover as alterações contratuais necessárias dentro dos limites fixados em lei; manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato ou reequilibrá-lo; identificar a conveniência ou obrigação de rescindir ou anular o contrato administrativo; aplicar sanções administrativas pelo descumprimento do contrato; realizar uma gestão eficiente, eficaz e efetiva do contrato administrativo; adotar procedimentos preventivos para evitar a responsabilidade subsidiária da Administração em face da Súmula 331/TST.

Duração do curso: 28h 

Turma de 21 a 25 de junho, das 14h30 às 18h

Inscrições: até 11 de junho

 

 Gestão e difusão de inovações no setor público

Este curso ajudará o aluno a identificar a presença da inovação no setor público; mapear o processo decisório de inovação; identificar os fatores indutores e as barreiras à inovação. Fornece uma visão geral do contexto, do processo decisório e das etapas de inovação no setor público brasileiro.

Duração do curso: 14h 

Turma de 28 de junho a 01 de julho, das 8h30 às 12h

Inscrições: até 18 de junho 

 

Relações interpessoais e feedback

O objetivo é capacitar servidores atuando em funções gerenciais a lidar com diferentes perfis de equipes, exercitando o feedback para a melhoria do relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. Em formato de oficina, exige que sua participação seja ativa, com câmera ligada, para uma maior integração dos participantes e aplicação das ferramentas que serão trabalhadas.

Duração do curso: 14h 

Turma de 28 de junho a 2 de julho – 8 às 12h

Inscrições: até 18 de junho 

 

Atuação estratégica de equipes de gestão de pessoas

O curso se propõe a preparar equipes da área de gestão de pessoas para atuar como consultores internos no contexto de suas responsabilidades e para contribuir com o alcance dos objetivos estratégicos institucionais. Convide sua equipe para fazer este curso com você.

Duração do curso: 14h 

Turma de 21 a 25 de junho – 8 às 12h

Inscrições: até 12 de junho

 

Turma de 05 a 09 de julho – 14 às 18h

Inscrições: até 25 de junho

 

Liderança como essência da gestão

Como o papel do líder dentro das organizações faz a diferença na efetividade dos processos de trabalho e entregas pretendidas? O curso caracteriza diferentes estilos de liderança; identifica as competências ou atributos ideais de um bom líder; trata dos atributos necessários para a composição de equipes de alto desempenho.

Duração do curso: 21h 

Turma de 05 a 09 de julho – 8 às 12h

Inscrições: até 25 de junho 

 

Processo legislativo orçamentário – orçamento impositivo

O curso será realizado online e ao vivo. O aluno deverá participar ativamente do curso pelo seu computador, em tempo real, por meio da videoconferência zoom.

São abordadas as características do processo legislativo orçamentário; competências e atribuições da Comissão Mista de Orçamento; as emendas apresentadas pelo Poder Legislativo; as emendas impositivas individuais e de bancada; o controle na execução de emendas parlamentares; a relação entre Executivo e Legislativo por meio da execução de emendas; o presidencialismo de coalizão e a gestão orçamentária; e o sistema Siga Brasil para acompanhamento de emendas parlamentares.

Duração do curso: 21h 

Realização: 30 de junho a 7 de julho – 8h30 às 12h

Inscrições: até 20 de junho 

 

Mergulhando no Excel

Curso estruturado para facilitar a criação e o desenvolvimento de fórmulas avançadas e relatórios profissionais.

Duração do curso: 21h 

Realização: de 21 de junho a 01 de julho – noite

Inscrições: até 11 de junho 

 

Gestão de convênios para concedentes

Aprenda como conceder recursos e gerenciar parcerias pelo Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv). Ao longo do curso são debatidas a importância do Siconv como sistema gerenciador das transferências voluntárias da União, à luz dos marcos da Administração Pública e do orçamento público; a divulgação adequada dos objetos de convênios; a formalização do convênio de acordo com as normas estabelecidas pelo Governo Federal; a gestão da execução do convênio sob a ótica do concedente; análise da prestação de contas; e o processo de tomada de contas especial.

Duração do curso: 28h 

Realização: 28 de junho a 02 de julho – 8h30 às 12h

Inscrições: até 18 de junho 

 

Formação de pregoeiros – prática

Aprenda a utilizar o sistema ComprasNet, com simulação das etapas de pregão eletrônico e aplicação da legislação sobre o tema. A participação no curso depende da aprovação com êxito no curso Formação de pregoeiros – teoria, disponível na Escola Virtual de Governo

Duração do curso: 14h 

Turma de 06 a 09 de julho – 8h30 às 12h

Inscrições: até 25 de junho 

 

Transformando serviços com design thinking

Transforme serviços utilizando uma das abordagens mais inovadoras da atualidade. O curso discute a criatividade e a metodologia de design thinking, destacando o papel do solucionador de problemas de forma inovadora; ajuda a identificar e aplicar as principais ferramentas e metodologias na prática do design thinking, por meio do repensar de processos e serviços; exercita uma iniciativa empreendedora; ajuda a reconhecer a importância e a arte de inovar dentro nas organizações.

Duração do curso: 21h 

Turma de 21 a 25 de junho – 8 às 12h

Inscrições: até 11 de junho

 

Turma de 05 a 09 de julho – 8h às 12h15min

Inscrições: até 25 de junho 

 

Comunicação não-violenta: bases e aplicações na era do trabalho remoto

Comunique-se com empatia e melhore o relacionamento interpessoal com a sua equipe no teletrabalho. Aprenda sobre comunicação assertiva e dialógica; círculos viciosos na comunicação; linguagem de ações positivas: os quatro passos da CNV; suspensão de julgamentos; observar sem avaliar, distinguir sentimentos e pensamentos; a arte de pedir: pedidos, desejos e exigências; empatia: a mágica de uma boa escuta; distinção entre necessidades e estratégias: sempre temos uma escolha; auto-empatia, transformar nosso juiz interno – abraçar empaticamente nossos erros; como expressar a raiva de uma maneira compassiva; como oferecer empatia e nos mostrar vulneráveis em situações desafiantes; comunicação nos processos de trabalho mediados pelas tecnologias digitais de informação e comunicação.

Duração do curso: 18h 

Turma de 21 a 25 de junho – 14 às 17h30min

Inscrições: até 11 de junho 

 

Planejamento das ações de desenvolvimento com base em competências

Curso em formato de oficina que possibilita aos participantes planejar e elaborar as ações de desenvolvimento de pessoas com métodos e técnicas de mapeamento de competências. Aborda as diretrizes do Plano Nacional de Desenvolvimento de Pessoas. O conteúdo está direcionado para ajudar a identificar as relações de interdependência entre estratégia organizacional, aprendizagem, competência e capacitação; caracterizar a aprendizagem no contexto organizacional; identificar as fases do sistema de Treinamento, Desenvolvimento e Educação -TD&E; aplicar os conceitos da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Federal; reconhecer a importância e o propósito do mapeamento de competências; identificar necessidades de treinamento, desenvolvimento e educação; elaborar o planejamento das ações de desenvolvimento, utilizando trilhas de aprendizagem; e estabelecer procedimentos de avaliação das ações de desenvolvimento.

Duração do curso: 21h 

Turma de  28 de junho a 2 de julho – 14 às 18h

Inscrições: até 18 de junho 

 

Elaboração de indicadores de desempenho institucional

O curso explora a evolução do conceito de visão estratégica e de indicadores, atributos de um sistema de medição de desempenho institucional, construção e gerenciamento do sistema de medição.

Duração do curso: 28h 

Turma de 21 a 24 de junho

Inscrições: até 11 de junho

Turma de  22 a 25 de junho – 8h30min às 17h30min

Inscrições: até 11 de junho

 

Desburocratização, estado e sociedade civil

Venha conhecer experiências de desburocratização de políticas públicas e discutir os desafios de implantação dessas iniciativas no cotidiano da Administração Pública Federal com envolvimento de entes públicos estaduais e municipais, além de organizações da sociedade civil; relacionar os desafios de implantação de iniciativas de desburocratização aos problemas práticos do cotidiano da administração em suas diferentes perspectivas de acordo com os atores e instâncias.

Duração do curso: 20h 

Realização: 15 a 18 de junho – 9 às 12h

Inscrições: até 11 de junho

 

Análise Estatística Descritiva com uso de R

O curso apresenta as características básicas da estatística descritiva e sua aplicabilidade em temas relacionados à gestão pública, usando a linguagem R. Para servidores públicos que tenham interesse na temática, especialmente aqueles que realizam análise de dados. Usos da estatística descritiva, instalação e configuração do R Studio Cloud, uso do R.

Duração do curso: 18h 

Realização: 05 a 09 de julho – duas manhãs e duas tardes

Inscrições: até 25 de junho 

Insights comportamentais na gestão pública

O curso tem o objetivo de aprimorar as habilidades analíticas e de tomada de decisão e ajudar a levar os princípios das ciências comportamentais aos desafios da gestão pública. Os altos executivos terão a oportunidade de conhecer quais as influências sobre o comportamento humano e o processo decisório das organizações e descobrir como mudanças sutis influenciam pessoas e resultados. Curso para servidores públicos ocupantes dos cargos DAS 4,5, 6 ou NES.

Duração do curso: 16h

Realização: 6 de julho a 3 de agosto – 9 às 11h30

Inscrições: até 18 de junho