A entrada é franca e o papo também!



O GNova, laboratório de inovação da Enap, promove no dia 06 de novembro, a partir das 10h, mais uma edição do GNPapo – Conversa com inovadores de 2018. Na oportunidade, o economista-Chefe do Instituto Ayrton Senna e Professor da Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper, Ricardo Paes de Barros, vem palestrar sobre o “Uso de Evidência em Políticas Públicas: possibilidades e limites”.

Conhecido internacionalmente como um dos mais importantes formuladores de políticas públicas contra a desigualdade social e pela educação, Barros vem à Escola para falar sobre a importância do uso de evidências na construção das políticas públicas e o desenvolvimento de uma cultura de evidência. A atividade contará com a presença dos debatedores Jorge Barreto e Laura Boeira.

O uso de evidências é um conceito utilizado para designar os resultados de pesquisas que podem servir de base para construção de políticas, envolve a coleta e compilação de dados sobre o que funciona, inclusive com referência a custos e benefícios; o monitoramento de programas implementados; a avaliação de impacto das políticas implementadas e a utilização de evidências para melhorar os programas.

O Instituto Ayrton Senna é uma organização sem fins lucrativos que, há 20 anos, trabalha para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação. Com a missão é levar educação de qualidade para as redes públicas de ensino no Brasil, atua em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir soluções concretas para os problemas da educação básica que ainda existem no País.

ricardo paesRicardo Paes de Barros

É graduado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), com mestrado em estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e doutorado em Economia pela Universidade de Chicago. Possui pós-doutorado pelo Centro de Pesquisa em Economia da Universidade de Chicago e pelo Centro de Crescimento Econômico da Universidade de Yale. Integrou o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) por mais de 30 anos, onde realizou inúmeras pesquisas focadas em questões relacionadas aos temas de desigualdade e pobreza, mercado de trabalho e educação no Brasil e na América Latina.


jorge barretoJorge Barreto


Mestre e Doutor em Políticas Públicas, foi Secretário Municipal de Saúde de Piripiri, Piauí e Secretário Extraordinário de Ciência e Tecnologia do CONASEMS. Coordenou a área de Gestão do Conhecimento em Ciência e Tecnologia do Decit/SCTIE/MS e a Rede de Políticas Informadas por Evidências - EVIPNet Brasil. Atualmente é pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz.




laura boeiraLaura Boeira


Diretora do Instituto Veredas, organização que se dedica à tradução de conhecimento para políticas públicas. Psicóloga, especialista em Gestão de Redes de Atenção em Saúde/FIOCRUZ e mestre em Bioética/UnB, atualmente é bolsista da ENAP pela Cátedra de Inovação com o projeto de Mapa de Evidências para o Sistema Prisional.





Serviço


GNPapo – Uso de Evidência em Políticas Públicas: possibilidades e limites
Data: 06/11/2018
Horário: 10h às 12h
Local: Enap – Sala 202| SAIS – Área 2A 2º andar – Asa Sul, Brasília-DF, Brasil
Inscrições: http://bit.ly/2yv7N0H