Foram abordados os três elementos-chave da transformação digital: dados, segurança e aplicativos!

 
A Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, com o apoio da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), realizou na manhã desta quinta-feira (28) o seminário Pilares da Transformação Digital no Brasil, do qual participaram cerca de 40 servidores públicos, especialistas e outras partes interessadas na temática.

Durante a abertura, a presidente da Enap, Aline Soares, ressaltou o objetivo da Escola em sediar capacitações dessa natureza, e que o tema da transformação digital faz parte de discussões estratégicas. “Uma das grandes demandas dos cidadãos brasileiros é que sejam oferecidos serviços públicos melhores. O papel dos nossos servidores públicos é fornecer serviços de qualidade para a sociedade, e uma das maneiras de fazermos isso é mediante a oferta de serviços digitais. Isso é importante não apenas por conta do tamanho do nosso país, mas também porque existem muitas ferramentas disponíveis que podemos utilizar para melhorar a eficiência de nossas entregas à sociedade”, esclareceu.

O vice-presidente executivo de Política da Information Technology Industry (ITI), Josh Kallmer, explicou que o objetivo da ITI é criar ambientes de políticas que permitam a inovação em mercados do mundo inteiro, e trazer todos os benefícios da inovação para esses países e suas economias. “Esse evento marca o início de uma conversa mais extensa sobre como a nossa indústria pode apoiar o governo, as pessoas e as empresas do Brasil”, disse.

Por sua vez, o presidente executivo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brassco), Sérgio Paulo Gallindo, disse que a transformação digital no Brasil não deveria ser um desafio, pois o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) tem uma presença substancial no país. "Estamos em um momento muito bom no setor e devemos tirar proveito disso. Precisamos ser mais ágeis para fazer com que nossa Administração Pública se torne totalmente digital e eficiente, servindo plenamente à população”, afirmou.

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Paulo Uebel, Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, acredita que a melhor forma para o governo melhorar suas práticas é promover a troca de ideias com o setor terciário. “Temos como objetivos principais: criar a Identidade Digital Nacional, transformar digitalmente mais de 1.000 serviços públicos que atualmente são fornecidos pessoalmente e, também, realizar a interoperabilidade dos bancos de dados. Há centenas, talvez milhares de bancos de dados no governo que, infelizmente, não estão conectados. Isso aumenta o risco de fraudes, além de reduzir a eficiência e a qualidade do serviço que provemos.” Ainda segundo Uebel, “o Seminário é uma oportunidade de criar um ambiente de discussões abertas, voltadas à melhoria dos serviços do governo e, claro, respeitando os contribuintes, por meio da redução de impostos e da burocracia, e da melhoria da qualidade dos serviços ofertados aos cidadãos”, concluiu.

- Veja o vídeo da transmissão ao vivo da mesa de abertura do Seminário

- Saiba mais sobre o Programa de Capacitação em Transformação Digital da Enap