Instituições que precisam de soluções para problemas que impactam o público podem se inscrever até domingo

Termina no próximo dia 28, domingo, a oportunidade para inscrição de projetos que serão apoiados pelo Laboratório de Inovação da Enap, o GNova. A ideia é assessorar instituições a resolverem problemas, por meio de soluções inovadoras. Este ano serão selecionados dois projetos, que serão trabalhados com duas diferentes abordagens: design sistêmico e ciências comportamentais. São abordagens pouco usadas na administração pública brasileira, e que possuem um grande potencial para lidar com problemas públicos considerados complexos.

Para saber todos os detalhes, os interessados podem acessar o endereço bit.ly/janelagnova, onde estão prazos, objetivos, metodologia de trabalho e o que se espera na parceria com as instituições selecionadas.

Como foi o Janela GNova em 2020

Na edição de 2020, a Enap recebeu mais de 30 inscritos e escolheu cinco projetos para apoiar. Os resultados positivos alcançados por dois participantes, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o La-Bora, Laboratório de Inovação da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia 

Na ANA o problema trabalhado foi como o órgão regulador poderia comunicar suas normas de forma simples e intuitiva

A equipe da Agência Nacional de Águas identificou que o uso de muitos termos técnicos e jargões dificultavam o entendimento dos cidadãos no cumprimento das normas. O GNova entrou em campo e detectou como o órgão poderia simplificar a comunicação (por meio de normas e regras) com seu público alvo.

Taciana Neto Leme

Coordenadora de Modernização da Gestão da ANA

“Desde 2018, discutíamos como promover inovação na agência. Um grupo de servidores de diversos setores começou a estudar o tema e nesse percurso fomos visitar o GNova. 

Percebemos que aquela seria uma janela de oportunidade para vivenciar metodologias que nos ajudariam a lidar com algum dos nossos desafios complexos. 

O nosso projeto foi carinhosamente apelidado de Hidrologiquês: inovação na comunicação dos atos normativos. 

Trabalhamos com a comunicação simples nos atos normativos. Mas descrevê-lo dessa forma é resultado de um processo de aprendizagem que tivemos ao nos debruçarmos em nosso problema de comunicação, aos ouvir nossos usuários, ao estudar o tema de comunicação simples, ao desenvolver protótipos e testá-los. 

O trabalho com a equipe do GNova nos trouxe aprendizados de várias naturezas, desde o uso de metodologias ágeis, trabalho remoto colaborativo, aplicação concreta dos princípios da linguagem simples, e gestão de mudança da cultura institucional. 

Já conseguimos implementar a comunicação simples na revisão da Carta de Serviços da ANA, iniciamos uma campanha interna para estimular o uso de linguagem simples e realizamos webinários para provocar o tema em outras instituições e agências reguladoras.”

Na Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia o desafio foi mapear os perfis dos servidores em trabalho remoto

A equipe estudou as possibilidades de acolher as especificidades dos servidores e definir diretrizes adaptáveis a pessoas e órgãos.Foi feito o mapeamento de perfis de servidores para gestão de mudança. Na sequência, foi criado um protótipo de perfis comportamentais para contextos de mudanças, elaborado com base em escalas de autonomia, disciplina e adaptabilidade.

Pedro Stoeckli Pires

Analista de Políticas Sociais do Ministério da Economia

“Somos uma equipe de inovação em gestão de pessoas. A participação do Janela GNova 2020 resolveu nosso problema e  ajudou a fortalecer a parceria entre nossas equipes, e,desde então, gerou outros eventos e trocas.

Começamos a nossa proposta no início da pandemia, já que muitas pessoas passaram a trabalhar de forma remota. As equipes não estavam preparadas e não houve tempo hábil de fazer um planejamento. Elaboramos um programa de identificação de perfis comportamentais destinado a apoiar processos de adaptação de chefias e equipes de servidores em contextos de mudança, em especial, no contexto de adaptação para o trabalho remoto.

O cuidado que a equipe teve com o conteúdo e com as oficinas facilitou a compreensão das etapas, estimulou a geração de insights e a criatividade. O processo foi bem dinâmico e gerou muitas possibilidades de continuidade. Os colegas trouxeram diversidade de conhecimentos e experiências e isso nos levou a resultados surpreendentes.

Agora temos o conceitual da ferramenta bem traçado, envolvendo uma lógica circular de apoio entre perfis comportamentais nas equipes. Usamos critérios como organização, comunicação, aprendizado e relacionamento no trabalho. Atualmente estamos estudando possibilidades de realizarmos testes piloto do projeto.

Sugiro fortemente a qualquer unidade interessada em fazer parte do processo. Os colegas do Gnova vão ajudar vocês a fazerem mais e melhor, de forma leve e descontraída”.