Projeto faz parte do Cidades que Transformam, iniciativa da Enap para auxiliar municípios de todo o País

Você usa óculos? Quem precisa deles sabe da sua importância para enxergar melhor o mundo.

Pois a cidade de Ijuí, localizada a noroeste no Rio Grande do Sul, com 83,5 mil habitantes, ganhou da Enap um par de óculos e uma caixa de ferramentas. É um dos municípios que recebeu apoio técnico e metodológico para enfrentar o desafio *Prefeitura digital e cidade conectada*, dentro das Cidades que Transformam, iniciativa promovida pela Enap.

Um percurso tão importante quanto o destino final

O ponto focal da Prefeitura no projeto com a Enap foi o Cristiano Goi Palharini, assessor administrativo da Secretaria de Planejamento. Ele explica que os resultados de um projeto de inovação dependem muito da equipe que o município disponibiliza para participar de 16 oficinas com especialistas da Enap. Em Ijuí, a equipe contou com a participação de servidores e lideranças de 14 secretarias, universidade comunitária regional, Sebrae local 

Cristiano também esclarece o conceito de óculos e caixa de ferramentas. “A jornada mudou nosso olhar sobre os problemas públicos. Aprendemos muita coisa sobre como estudar, testar e construir uma solução. A Enap criou um ambiente favorável para o aprendizado, com dicas valiosas”, afirma.  

A equipe do projeto aprendeu sobre a importância de delimitar o problema. Iluminação pública foi o serviço escolhido como o mais promissor para  aprofundar o estudo da digitalização. Havia vários canais para as pessoas abrirem solicitações de serviço e faltava gerenciamento unificado das solicitações, repercutindo na percepção que o cidadão tem sobre a qualidade do serviço. 

Durante a realização do projeto, a Enap promoveu um intercâmbio entre servidores de Ijuí (RS) e de Niterói (RJ), para o compartilhamento de experiências e de aprendizado sobre ações de transformação digital.

A jornada culminou com a criação e o teste de Luzia, protótipo de um aplicativo para os moradores informarem e acompanharem demandas de iluminação pública.

Em boas mãos

O prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin Sczmanski, acompanhou o projeto de longe, mas sabia que ele estava em boas mãos. “Com esse esforço coletivo vamos resolver ou amenizar problemas públicos, quem ganha é a comunidade. Estamos no caminho para facilitar a vida do cidadão e dos servidores públicos. Sou um avalizador do que foi realizado”, elogia.

Outra parceira na equipe do projeto foi a Unijuí. Fernando González, vice-reitor, participou das oficinas e destacou os aprendizados. “Ver um grupo de servidores que trabalha nesta atividade deixa qualquer cidadão orgulhoso. A formação da Enap criou uma equipe para dar continuidade e ser motor de liderança e transformação”, afirmou.

Veja a síntese dos aprendizados da equipe e os desafios a partir da jornada, que terá novos desdobramentos.

Sobre o protótipo do aplicativo Luzia
  • As pessoas conseguiram utilizar, mas “Dona Maria” tem grande dificuldade de acesso (smartphone, internet móvel, conhecimento). Para dona Maria, precisamos atuar na superação da primeira barreira.
  • Atualmente em torno de 75% das demandas de reparo na iluminação pública chegam através do telefone. Quem são estas pessoas? Quais deles utilizariam o aplicativo Luzia? Como preferem ser atendidos? Vem aí uma nova jornada de aprendizagem. 
Para a próxima jornada da equipe de Ijuí/RS 
  • É preciso ter abertura para confiar no processo

  • Organizar horários e contexto (travar agendas, dedicar tempo, criar contexto para atividades em ambiente presencial e digital)
  • Mobilizar o grupo, pois o resultado depende muito do esforço e mobilização da prefeitura
  • É importante ter multiplicidade de visões, chamar pessoas com diferentes perfis e habilidades
  • A mobilização das lideranças é essencial (prefeito, secretários, coordenadores).
Saiba mais sobre “Cidades que Transformam”

É uma iniciativa da Enap, que selecionou 16 dentre 149 municípios que se inscreveram para receber apoio metodológico e técnico para reenquadrar e propor soluções para problemas locais.

Visite a página das Cidades que Transformam: https://bit.ly/transforma_cidades

E veja as matérias que já divulgamos sobre o assunto.

Orçamento participativo em Porto Alegre será aprimorado com uso de aplicativos

Mais seis municípios têm apoio da Enap para desenvolver projetos locais

Orçamentos participativos têm desafios para adotar novas tecnologias e se reinventar

Enap vai apoiar municípios na busca de soluções sustentáveis para problemas locais

Enap oferece apoio para desenvolver municípios

#CidadesQueTransformam #GNovaTransforma #TransformaçãoGovernamental #Agenda2030

#ODS #DesenvolvimentoSustentavel #TransformacaoDigital #GovernoDigital