Prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais terão acesso gratuito ao material no 2º semestre

Saúde, educação ou segurança? Qual deve ser a prioridade de um prefeito ao administrar sua cidade? Como elaborar um orçamento? Qual é o passo a passo para a contratação de uma obra? Como agir diante de uma emergência de saúde?

Essas são apenas algumas questões que devem ser respondidas, diariamente, pelos administradores dos municípios. Para auxiliá-los nessa tarefa, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) vai montar 24 cursos na modalidade de Ensino a Distância (EaD) com informações e orientações sobre temas relacionados à gestão de municípios.

O programa estará disponível no site da Escola Virtual de Governo (EV.G), no segundo semestre deste ano, e o conteúdo poderá ser acessado, gratuitamente, por prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e suas equipes.

“O objetivo é capacitar esses administradores, principalmente os mais de 60% prefeitos que estão em primeiro mandato, a enfrentarem os desafios da gestão municipal. Daremos a eles, de forma gratuita, direta e acessível, ferramentas para enfrentar os principais problemas e desafios do momento”, explica Paulo Marques, diretor de Desenvolvimento Profissional da Enap.

Os cursos fazem parte do Programa de Formação do Novo Prefeito + Brasil e foram encomendados pela Secretaria Especial de Assuntos Federativos, da Presidência da República. Um Termo de Execução Descentralizada (TED), firmado no início deste mês, garantiu o repasse de R$ 934 mil para a elaboração e produção dos cursos.

Entre os temas dos cursos estão: informações sobre recursos financeiros e consórcios para a gestão municipal e orientações sobre como usar a Plataforma + Brasil, para formalização de convênios, contratos de repasse e outras transferências da União.

Além dos 24 cursos serão disponibilizados, ainda, os Guias de 100, 200 e 365 dias de gestão municipal. As publicações trazem orientações de gestão, legislação atualizada e boas práticas para o início do ciclo de quatros anos de mandato, com o objetivo de garantir a prestação dos serviços públicos à população. Eles serão produzidos em formato PDF e poderão ser impressos. O conteúdo será basicamente o mesmo dos cursos on-line.

LIDERANDO PREFEITOS

Essa é mais uma iniciativa da Enap para investir no desenvolvimento dos municípios. Desde janeiro, a escola promove um curso de capacitação para prefeitos de todas as regiões do País. As três primeiras turmas já concluíram o curso e duas estão em andamento. No segundo semestre, deverão ser formadas mais cinco turmas (com prefeitos e vice-prefeitos), totalizando 500 alunos.

Além disso, por meio do Enap em rede, a Escola oferta cursos e eventos para o desenvolvimento profissional de servidores públicos lotados fora de Brasília, em parceria com institutos federais, universidades federais, escolas de governo federais e estaduais.  

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Em seminário, Enap debate a modernização dos concursos públicos no Brasil

No encontro, uma série de painéis abordaram a importância da reformulação da entrada de novos servidores para promover a diversidade

Publicado em:
28/11/2023
Pandemia altera desenhos e contornos geopolíticos do Brasil

Pesquisa inédita cruzou dados de 5.570 municípios e os classificou em sete áreas distintas de acordo com o risco para a Covid-19

Publicado em:
22/07/2021
Enap lança 18 certificações avançadas para formação de gestores públicos municipais

Lançamento faz parte do conjunto de ações para desenvolver competências de servidores na esfera municipal 

Publicado em:
10/06/2021