Troca de experiências contou com participação de representantes do setor privado, instituições que utilizam o modelo de facilities e órgãos de controle

Compartilhar experiências e aprendizados sobre a gestão da ocupação no modelo facilities, para que os erros e acertos de uns sirvam de aprendizado para os demais. Com esse objetivo, foi realizado, nesta terça-feira (28), o webinar "Contratação de Facilities: experiências e aprendizados". Nesse modelo, vários tipos de serviços – como limpeza, segurança, jardinagem e manutenção de equipamentos – são gerenciados de forma integrada.

Instituições que já realizam esse tipo de contratação comprovam que a medida traz ganhos de eficiência e gestão, com economia significativa de recursos financeiros e realocação de equipes. Outra vantagem é o aumento de produtividade das instituições. No evento, as experiências da Caixa Econômica Federal, da Petrobrás e da Associação Brasileira de Facilities (Abrafac) foram apresentadas. 

“Quando olhamos para tendências no mundo, vemos essa integração cada vez mais presente. Estudo da Mackenzie aponta que a contratação por facilities deve atingir US$ 1,8 trilhão em 2024”, destacou o presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Diogo Costa, durante a abertura do evento

Facilities no Brasil e no mundo

O modelo de facilities management vem se desenvolvendo ao redor do mundo desde a década de 1960, mas, no setor público brasileiro, a experiência ainda é recente. “Este é o grande desafio do governo federal: fazer uma gestão diferenciada dos espaços públicos, saindo do modelo contratual para gestão por resultados”, destacou Lara Brainer, diretora da Central de Compras do Ministério da Economia (ME).

Nesse sentido, o Brasil já tem um marco histórico na área de facilities no setor público. Esse avanço foi alcançado com a inclusão expressa do tema em lei, a partir de articulação política liderada pela Enap e pela Central de Compras do ME. A Lei nº 14.011/2020 passou a explicitamente autorizar a administração pública a celebrar "contrato de gestão para ocupação de imóveis públicos", incluindo a realização de obras para adequação do imóvel, se necessárias. 

Com a previsão legal, há maior segurança jurídica para novas contratações de facilities. Além disso, a medida amplia o potencial de ganhos em qualidade e economia na contratação de serviços de toda a administração pública.

Vídeo completo do evento

O webinar "Contratação de Facilities: experiências e aprendizados" foi organizado pela Enap, em parceria com o ME e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Além das experiências da Caixa e Petrobrás, representantes da Escola e de órgãos de controle falaram sobre a perspectiva jurídica na área.

Assista aqui ao evento completo.

Palavras-chave: