Publicações, cursos e comunidade de prática reúnem ferramentas e experiências sobre o tema

Nesta semana, a Enap iniciou mais uma turma de formação de facilitadores de processos colaborativos - desta vez para servidores públicos que têm experiência com planejamento estratégico. São 25 participantes, selecionados entre quase 400 inscritos. Os alunos vêm de 16 órgãos federais e oito estaduais. 

Facilitação é uma modalidade de moderar processos de construção colaborativa para desenvolver um produto com o uso de técnicas específicas em oficinas sob medida e atividades de campo.O objetivo é preparar os agentes públicos para as mudanças nos cenários interno e externo, promovendo o melhor ambiente de inovação e construção colaborativa de soluções para os desafios públicos. Para isso, a GNova Transforma tem desenvolvido uma grande variedade de projetos nos quais se busca colocar em prática a colaboração. 

É uma das estratégias para promover a transformação governamental, capacitar servidores para que possam atuar moderando conversas e facilitando grupos na construção de soluções para desafios simples e complexos. E os cursos de formação de facilitadores oferecidos abrangem métodos e abordagens que vão de design thinking de serviços à facilitação para a inovação social, passando por práticas ágeis em facilitação, pensamento visual e facilitação remota, entre outros.

De 2019 pra cá, foram oferecidos 10 cursos, com 17 turmas e um total de 415 concluintes (a maioria de servidores do nível federal, mas também incluindo níveis estadual e municipal). Muitos dos egressos passaram a ser facilitadores nas oficinas e projetos da Enap.

Adriana Ligiéro, coordenadora de Transformação Governamental, relata um pouco da importância da facilitação e de como podemos começar neste caminho. “Participei de um planejamento estratégico com facilitadores e fiquei encantada com o poder que era construir um planejamento horizontal, de forma mais rica e representativa”, contou. Posteriormente ela fez cursos e formações específicas, mas acredita que mesmo alguém sem experiência no tema pode se aventurar, escolher uma técnica de facilitação e aplicar na sua próxima reunião ou em um projeto futuro. 

Nossas publicações

Duas publicações em especial compilam as experiências da Enap. Ambas são creative commons, abertas para uso não comercial, desde que citada a fonte. 

Guia de Facilitação Remota – Soluções inovadoras para desafios públicos

Autora: Andrea Zimmermann

Publicação da Enap em conjunto com o Fundo de População das Nações Unidas ( UNFPA), o guia apresenta três eixos: o primeiro é conceitual e atende às necessidades de quem está chegando agora no campo da facilitação. Além de tratar da facilitação presencial e remota, são apresentadas técnicas e práticas sobre como planejar e preparar adequadamente a facilitação remota para e engajar participantes. Os leitores ganham de presente uma caixa de ferramentas para trabalhar em diferentes processos. A última parte do guia apresenta casos práticos de projetos entregues pela GNovaTransforma, com o desenho de soluções para problemas públicos.

Construção colaborativa e transformação em governo - Experiências da Enap

Autor: Eduardo Rombauer van den Bosch

A publicação sistematiza as aprendizagens ancoradas nos projetos de transformação governamental. São conceitos, recursos metodológicos e técnicas com o objetivo de auxiliar na facilitação de processos colaborativos no serviço público. Apresenta a experiência de facilitação remota de seis projetos conduzidos pela Enap, com práticas inovadoras e seus aprendizados.

Comunidade de prática

Além dos cursos ofertados, existe uma comunidade de prática integrada pelos egressos dos cursos, que trocam dicas sobre facilitação de processos de construção colaborativa. 

Aproveite nossos cursos

Enquanto o próximo curso não chega, você pode realizar algum dos cursos que a gente selecionou na Escola Virtual de Governo (EV.G). Eles podem ser acessados e realizados a qualquer tempo: basta você estar cadastrado. São cursos de curta duração, com emissão de certificado. Esperamos que sejam proveitosos para seu trabalho! 

Princípios do Design Thinking e Inovação em Governo 

Uso do Design em Políticas Públicas 

Métodos e Ferramentas para Inovação em Políticas Públicas 

Design Sprint em Projetos de Transformação Digital 

Temos que dar aulas remotas... E agora? 

Fique atento às redes sociais e ao site da Enap. Em breve haverá inscrições para novas turmas de cursos de formação de facilitadores. E, principalmente, teremos em breve um novo curso da EV.G sobre “Facilitação de processos de construção colaborativa”, para alcançar servidores de todo o Brasil.