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Masterclass sobre aplicação de ciências comportamentais em políticas públicas reuniu servidores e especialistas de diferentes países e trouxe para escola diálogo vanguardista sobre o tema

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) foi palco de uma visita que trouxe ao Brasil delegação vinda da Dinamarca com o objetivo de trocar experiências e transmitir conhecimentos em áreas como governo digital e instrumentos de incremento de políticas públicas. Uma Masterclass com três dias de duração sobre aplicação de ciências comportamentais em políticas públicas foi ápice de uma agenda que colocou em contato especialistas europeus com servidores brasileiros e colegas da Argentina, México e Colômbia. O tema foi explorado em diferentes abordagens, incluindo aspectos de atenção humana, memória e sistema de crenças e como eles influenciam o comportamento das pessoas.

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O curso teve a participação de 60 estudantes, entre bolsistas da Danida Fellowship Centre (DFC) e de instituições parceiras da Embaixada da Dinamarca no Brasil. O DFC é uma instituição dinamarquesa que financia e oferece oportunidades de aprendizado a parceiros em projetos e programas de cooperação para o desenvolvimento em países em desenvolvimento. Divididos em equipes, os alunos da Masterclass estudaram referenciais teóricos e a aplicação de percepções comportamentais e ferramentas práticas para uso de ciências comportamentais e incentivos em apoio aos objetivos de políticas públicas.

“A Enap possui uma relação de longo prazo com a Embaixada da Dinamarca, que tem apoiado a Semana de Inovação e a realização do Concurso Inovação, cujos vencedores são eventualmente indicados a participar de cursos promovidos pelo DFC. A Masterclass foi mais um fruto dessa parceria, que contou com a idealização e participação da unidade Ciências Comportamentais em Governo (CINCO), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Foram três dias de intenso aprendizado. Além do ambiente em sala de aula, essa iniciativa tem enorme potencial para dar novos frutos a partir das conexões feitas entre alunos, professores e colaboradores e da proposta de trabalho apresentada pelos organizadores”, disse a coordenadora-geral de Inovação Aberta da Diretoria de Inovação (GNova) da Enap, Keicielle Schimidt de Oliveira.

A cooperação entre a Enap e a Dinamarca começou em 2015, com foco em inovação no setor público. De lá para cá, temas como mudanças organizacionais e digitalização dos serviços públicos foram trabalhados. Por meio desta parceria, 220 brasileiros estiveram na Dinamarca para fazer cursos e passar por capacitações. Os ex-alunos que lá estiveram formaram uma rede que permanece em contato, trocando experiências e falando sobre a aplicação daquilo que aprenderam. Este grupo diverso, que abrange múltiplas segmentos profissionais e setores, voltou para os bancos da Enap e participaram da Masterclass, no Espaço Inovatio, uma das salas de alta performance da escola.

Essa foi a primeira atividade dessa rede de ex-alunos. Quando o DFC decidiu trazer especialistas em ciências comportamentais para oferecer este MasterClass, a Enap foi a escolha natural da entidade. A partir da conclusão do curso, os alunos desenvolverão um projeto de ciências comportamentais dentro da organização em que trabalham. Alguns desses projetos poderão ser selecionados para apresentação do seu processo de desenvolvimento durante a Semana de Inovação.

Conselheiro da Embaixada da Dinamarca no Brasil, Terkel Borg comentou como a troca de experiências no ambiente proporcionado pela Enap é uma via de mão dupla. Aqueles que vieram para ensinar, também aprendem. “No início (da parceria) foi desafiador. Os países são muito diferentes. Em termos de cultura e de tamanho, por exemplo. Então, não faz sentido simplesmente copiar algo que funciona na Dinamarca e transportar para o Brasil porque não vai dar certo. O contexto do Brasil é totalmente diferente. Por isso, não há uma agenda nossa de querer simplesmente implantar aqui o que funciona lá. Essa troca de experiências que temos aqui ajuda muito a compreender essas diferenças e contextos”, disse ele. “Creio que isso, essa troca, é um fator de motivação para nossos especialistas. É muito valioso para a Dinamarca também”, acrescentou ele.

No âmbito do cronograma que incluiu a Masterclass, houve ainda uma oficina com os coordenadores da Rede DFC América Latina para construir um plano de integração das atividades das redes argentina, mexicana e colombiana.