Seminário contou com a presença de renomados especialistas brasileiros, canadenses e europeus, dos setores público e privado

As embaixadas da Alemanha, Canadá, Finlândia, Irlanda, Países Baixos e Suécia, em parceria com a delegação da União Europeia no Brasil, o Escritório do Alto Comissariado de Direitos Humanos (ACNUDH) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) promoveram, na última terça-feira (12), debate sobre as discussões atuais sobre a regulação e os direitos humanos no desenvolvimento da inteligência artificial.

Como parte da celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, o evento subsidiou o debate sobre como a inteligência artificial pode ser usada para promover e proteger os direitos humanos no Brasil e no mundo. Os participantes também buscaram identificar as possíveis armadilhas da tecnologia de IA para as sociedades e como deve-se trabalhar para evitá-las.

Na cerimônia de abertura, a presidenta substituta da Enap, Natália Teles, reiterou a importância que esse tema tem para a Escola, pois o órgão defende valores e princípios ligados à equidade, igualdade, cidadania, inclusão e aos direitos humanos. ”Por isso - disse Natália - a inteligência artificial não pode ultrapassar e violar os direitos dos cidadãos”.

Também estiveram presentes na mesa de abertura a embaixadora da Suécia, Karin Wallensteen e o embaixador do Canadá, Emmanuel Kamarianakis. Ambos ressaltaram o impacto inegável da IA dentro da sociedade e da interação humana. Por causa disso, governos e empresas já estão implantando a IA para auxiliar na tomada de decisões que podem ter impactos importantes na vida dos cidadãos e das sociedades. “A IA oferece benefícios de longo alcance para o desenvolvimento humano, mas também apresenta riscos e esses riscos incluem, entre outros, uma maior divisão entre os privilegiados e os desprivilegiados”, afirmou a embaixadora Karin.

O seminário contou com dois painéis temáticos sobre “Regulamentação e governança de IA” e “IA e diversidade, racismo algorítmico”. O debate foi realizado por autoridades e especialistas na área. O seminário teve ainda a participação de duas palestras magnas com a fala de Stefan Lindström, Embaixador para Digitalização e Novas Tecnologias na Finlândia e do doutor Fernando Filgueiras, professor e pesquisador da Universidade Federal de Goiás e autor do livro "Artificial Intelligence Policy Regimes: Comparing Politics and Policy to National Strategies for Artificial Intelligence".

Gostaria de assistir a todo o Seminário Internacional sobre Inteligência Artificial e Direitos Humanos? Acesse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=7O99qzRam2g