A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) irá promover, em junho, a etapa presencial do curso "Programa de Liderança em Desenvolvimento Sustentável: Brasil", em parceria com Escola de Funcionários do Sistema das Nações Unidas (UNSSC, na sigla em inglês).
O curso oferece a formação de conceitos e competências de liderança para o desenvolvimento sustentável adaptados ao contexto brasileiro e é voltado para ocupantes de cargos de liderança a partir de FCE/CCE 13 – ou equivalentes em órgãos e entidades federais, estaduais e municipais.
Etapa presencial
A primeira etapa do curso contou com aulas remotas de 31 de março a 9 de maio deste ano, com 12 sessões on-line. Agora, a formação parte para o encontro presencial, de 3 a 6 de junho. A etapa acontece no Sebrae Asa Sul, em Brasília (DF). Para mais informações, acesse https://suap.enap.gov.br/vitrine/curso/2744.
As aulas forneceram uma visão geral das discussões, conceitos e normas mais recentes sobre sustentabilidade e sua relevância para o Brasil, além de capacitar servidoras e servidores públicos com habilidades para liderar, comunicar, e tecer parcerias em prol da sustentabilidade.
Para isso, foram abordados temas como a Agenda 2030, a tríplice crise planetária, entre outros. O curso tem carga horária total de 60 horas.
"A Enap tem o compromisso de preparar lideranças públicas para os grandes desafios do nosso tempo. Este programa fortalece a capacidade do Estado brasileiro de atuar de forma estratégica e integrada para alcançarmos o desenvolvimento inclusivo e sustentável. Esperamos ter lideranças públicas cada vez mais diversas e comprometidas com a melhoria da entrega dos serviços públicos para nossa sociedade", aponta Iara Alves, diretora de Educação Executiva da Enap.
A pesquisadora em Propriedade Industrial e egressa do LideraGOV – programa de formação de lideranças do Governo Federal – Priscila Rohem dos Santos, que também representa o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) na Comissão Interministerial de Contratações Públicas para o Desenvolvimento Sustentável, comemora a participação no curso:
"Participar do 'Programa de Liderança em Desenvolvimento Sustentável', organizado pela Enap e pela UNSSC (com GIZ e BMUV) foi uma grande honra para mim. Nos últimos anos, minha carreira mudou de um foco técnico para uma perspectiva estratégica mais ampla.”
“É extremamente significativo colaborar e conectar-se com outros servidores e empregados públicos através de sessões de coaching projetadas para nos ajudar a entregar projetos impactantes. Durante o curso, tivemos oportunidades reais de enfrentar desafios e planejar soluções que beneficiem a todos", revela Priscila.
Já Suiá Kafure da Rocha, também aluna do curso, destaca a troca de experiências ofertada pelo programa da Enap: "Participar do 'Programa de Liderança em Desenvolvimento Sustentável: Brasil' tem sido uma oportunidade única para aprimorar minhas habilidades de liderança e aprofundar meu conhecimento em políticas de sustentabilidade no nível global e nacional. Além disso, a troca de experiências com outros líderes e especialistas está sendo valiosa para fortalecer minha atuação em projetos de grande impacto ambiental e social."
"Este curso é fundamental para meu trabalho como Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, pois me permitirá implementar políticas públicas mais eficazes e inovadoras, contribuindo para um futuro mais sustentável e equitativo no Brasil", finaliza.
As inscrições para o curso foram realizadas entre 13 de janeiro e 9 de fevereiro deste ano e seguiu critérios como paridade de gênero, diversidade de órgãos e reserva de vagas para pessoas negras.