A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) participou do 1º Encontro Nacional de Escolas de Governo Estaduais, em São Luís (MA), nos dias 7 e 8 de dezembro. Momento inédito de discussão e planejamento das escolas de governo de 22 estados, o evento também contou com o lançamento do Prêmio InovaGP.

Na solenidade de abertura foram apresentados os compromissos firmados pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD) na 6ª semana de avaliação em escolas de governo e a oficina para elaboração do plano de ação 2024 das escolas de governo brasileiras, auxiliada pela equipe técnica da FGV.

Os temas centrais do plano trataram sobre plataforma de cursos compartilhados, fortalecimento institucional das escolas, novas parcerias e ações conjuntas para cooperação e disseminação da Agenda 2030 no Brasil.

Prêmio InovaGP

Com o objetivo de incentivar e divulgar iniciativas de inovação com relevância para a administração pública, a EGMA fez a assinatura e divulgação do edital do Prêmio InovaGP durante o encontro, fruto do Decreto do Governador Brandão  nº 38266/23. 

As categorias práticas inovadoras de sucesso e projetos de iniciativas inovadoras implementáveis terão premiação em dinheiro do 1º ao 3º lugar. Informações detalhadas serão divulgadas no site egma.ma.com.br.

Durante o evento, também, será assinada a ata de posse da coordenação, para os próximos 2 anos, da Rede de Escolas de Governo do Maranhão (REMAR) que já agrega 12 instituições engajadas na formação e desenvolvimento de agentes públicos.

A programação do 1º dia foi encerrada com visita guiada ao museu da Fundação da Memória Republicana Brasileira – FMRB seguida de programação cultural.

Governança Pública com Paim

Para a palestra de encerramento sobre Governança Pública, a convite da Diretora da EGMA, Leuzinete Pereira, tivemos a destacada presença do Henrique Paim, ex-ministro da Educação e ex-presidente do FNDE, atual Diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais/DGPE da FGV.

Os trabalhos foram finalizados com a apresentação do plano de ação construído coletivamente por diretores e assessores do GT de Escolas de Governo Brasileiras/CONSAD. 

Destaque para a participação online do presidente do Consad, Fabrício Barbosa e presencial da presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Betânia Lemos, do ex-ministro de Educação, Gastão Vieira, do Assessor Especial de Cooperação Federativa, do Gabinete do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e dos secretários Guilbert Guarces (Sead), Nordman Hall (Fapema) e  Kecio Rabelo (FMRB).

O evento contou com a parceria da FMRB, SETUR, SEAP, SEGOV, SEATI, MOB, EMAP e FGV.

 

Com informações da assessoria da Escola de Governo do Maranhão