Programa busca desenvolver liderança, pensamento estratégico e capacidade de gestão na Administração Pública 



7 turma hks enap aline brunoA Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com a Harvard Kennedy School (HKS), encerraram nesta sexta-feira (22), o 7º Ciclo Internacional de Desenvolvimento de Executivos da Administração Pública Federal – Edição Primavera-2018/Verão-2019.

De acordo com a presidente da Enap, Aline Soares, o programa tem o objetivo de promover o desenvolvimento contínuo de competências e habilidades aos participantes. Aline destacou a importância da multiplicação do conhecimento adquirido pelos Altos Executivos que ocupam cargos diretivos na Administração Pública Federal, ressaltando que são essenciais ao Estado. “Esperamos que vocês desenvolvam estratégias criativas e inovadoras para disseminar esses conhecimentos e ferramentas adquiridas”, afirmou.

A capacitação, realizada desde outubro de 2018, compreendeu atividades em sala de aula (na Enap e na HKS) e trabalho de campo. Foram duas oficinas preparatórias na Enap e uma etapa internacional nos EUA, em que os participantes puderam optar entre quatro cursos com uma semana de duração, com foco em Educação Executiva, no campus da Harvard Kennedy School.

Os cursos são voltados a executivos e dirigentes em cargos de natureza especial e de direção e assessoramento (DAS níveis 4, 5 e 6), e visam desenvolver competências de liderança e articulação (trabalho em rede, comunicação, flexibilidade, gestão de conflitos, mobilização e negociação), pensamento estratégico (gestão de risco, gestão de crises, planejamento, gestão do conhecimento e inovação) e capacidade de gestão (consciência organizacional, monitoramento e avaliação, orientação para resultados, planejamento e organização, e resolução de problemas).