A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizou, nesta quinta-feira (21), 

Seminário de Gestão de Pessoas Sobre Dimensionamento da Força de Trabalho no Serviço Público. A atividade teve como público-alvo servidores públicos federais que trabalham na área de Gestão de Pessoas, preferencialmente dirigentes e gestores. Na ocasião, foram apresentados e esclarecidos os requisitos, objetivos e resultados de processos de Dimensionamento da Força de Trabalho em organizações públicas federais.

Durante a abertura do seminário, a diretora de Legislação e Provimento de Pessoas da Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Neleide Ábila, ressaltou a necessidade de mudar a "visão limitada" sobre o trabalho na Gestão de Pessoas na esfera pública. "Muitas vezes reduzimos o trabalho da Gestão de Pessoas apenas na folha de pagamento, administração de benefícios, e em outras coisas similares a essas. Entretanto, nossa tarefa é maior: é a Gestão Estratégica para utilizar a força de trabalho da melhor maneira possível", afirmou.

Neleide salientou que o dimensionamento da força de trabalho no Serviço Público é uma ferramenta essencial para a Gestão Estratégica. "O dimensionamento possibilita otimizar o trabalho do servidor e valorizá-lo. Além disso, também nos ajuda a qualificar o debate diante de um órgão que nos solicita um concurso, por exemplo. Dessa forma, teremos uma atuação mais assertiva na organização dos recursos públicos", destacou.

O diretor de Educação Continuada da Enap, Paulo Marques, frisou que "na Escola já está sendo feito um esforço para dimensionar a força de trabalho e definir competências".

O seminário contou também com a participação dos seguintes palestrantes: André Luiz Marques Serrano, doutor e mestre em Economia pela Universidade de Brasília (UnB); Júlio Noboru Sato, assessor da Secretaria de Gestão de Pessoas do MP; e Pedro P. M. Meneses, doutor e mestre em Psicologia pela UnB.  Foi feita uma apresentação do Caso Prático da Conab pelo gerente de Carreiras e Remuneração da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Roberto Mendes Santos; e pela analista de Recursos Humanos, Joseane Barbosa da Silva Rocha. A moderação ficou por conta do doutorando, mestre e graduado em Administração pela UnB, Diogo Ribeiro da Fonseca.


Confira as fotos: https://www.flickr.com/photos/enapgovbr/albums/72157695073755822