Pesquisadores selecionados trabalharão, durante um ano, para aplicar dados da plataforma InfoGov na gestão pública

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) publicou, nesta semana, o resultado da edição de 2022 do processo seletivo para concessão de bolsas de pesquisa do programa Cátedras. Cinco propostas de pesquisa receberão bolsa de R$ 3 mil, durante um ano, de acordo com o Edital nº 110/2022, da Diretoria de Altos Estudos (DAE) da Enap. O objetivo é desenvolver estudos na área da ciência de dados que envolvam a aplicação na gestão pública, com produção de conhecimento a partir da análise de informações disponíveis na plataforma InfoGov.

Confira abaixo os selecionados:

NOME  TÍTULO DO PROJETO 
 Daniel Penido de Lima Amorim  Regulação, preços e custos de mudança no setor aéreo brasileiro
Rodrigo Straessli Pinto Franklin  Construção do Índice Nacional de Preços ao Setor Público (INPP) e dos Índices Regionais de Preços ao Setor Público (IRPP) a partir dos dados de compras governamentais (SIASG)
 Lorena de Oliveira Fonseca  Discricionariedade nos recursos e na contratação: uma análise causal da contratação de servidores não efetivos do setor público municipal
 Marcelo Araújo Castro  Projeto para acompanhamento e aprimoramento da gestão federal na área da saúde: criação do Índice de Eficiência no Gasto em Saúde (IEGS) 
 Simone Vasconcelos Silva  Formação stricto sensu dos docentes dos Institutos Federais: indicadores, perfis e previsão para os próximos 10 anos

 

O programa Cátedras Brasil é uma iniciativa da Enap que, desde 2014, contribui para a resolução de problemas políticos, econômicos e sociais do setor público. As bolsas de estudo são destinadas a estudantes, professores, pesquisadores e profissionais interessados em se engajar nas atividades da Escola. O processo seletivo prevê três fases: análise da validade das inscrições, análise dos projetos de pesquisa e entrevistas. Os resultados de todas as etapas são divulgados no portal da Enap. Está prevista uma nova concorrência para 2023.

Nesta edição do Cátedras, necessariamente os projetos precisavam ter relação com a InfoGov, plataforma on-line da Enap que integra diferentes bases de dados do governo em um único local. Essa ferramenta dispõe de dados sobre pessoal, compras, serviços e transferências voluntárias a fim de permitir ao cidadão e aos gestores, de forma compreensível e de fácil acesso, conteúdo para subsidiar análises dos dados. O processo seletivo contou com 55 inscrições, das quais oito foram desclassificadas na análise de documentos. As 47 propostas restantes passaram pelo crivo de uma comissão julgadora e 10 chegaram à fase das entrevistas para a definição dos estudos beneficiados com as bolsas.