As inscrições serão via internet, a partir do preenchimento de formulário, envio de carta de apresentação e currículo resumido

Está aberta a chamada pública para seleção de aluno especial nos cursos de mestrado e doutorado da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Os interessados em alguma das disciplinas do mestrado em Governança e Desenvolvimento (MPGD), mestrado em Avaliação e Monitoramento (MPAM) ou do doutorado em Políticas Públicas (DPPP) devem se inscrever até o dia 4 de setembro. O edital está disponível aqui e o link para inscrições também pode ser acessado no item 5 (da inscrição). 

Ao todo, são ofertadas 60 vagas, sendo 10 para cada disciplina. O aluno especial pode ser: servidor público dos três poderes da União ou das Forças Armadas; pesquisador e estudante com diploma de graduação em curso superior (reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC); ou servidor público ou pesquisador estrangeiro, com diploma de graduação em curso superior.

Participação e resultado

Cada inscrito deverá optar por apenas uma disciplina. A seleção para a vaga será realizada pelo docente responsável pela matéria escolhida. O resultado da chamada pública será divulgado no dia 8 de setembro, no site da Enap

Alunos especiais também terão direito à certificado na disciplina, em caso de cumprimento da carga horária e aprovação nas avaliações. Os cursos serão ministrados nos formatos presencial e híbrido, com aulas de 12 de setembro a 29 de novembro, conforme cronograma específico.

 DISCIPLINAS E VAGAS OFERTADAS

Métodos qualitativos - MPGD

Objetivos da disciplina: Apresentar uma visão abrangente e prática das abordagens de pesquisa e métodos associados à pesquisa qualitativa. Discutir os temas e questões atuais da pesquisa qualitativa, com ênfase na sua pertinência e aplicabilidade aos projetos dos mestrandos. Conhecer e analisar a utilização da pesquisa qualitativa na produção científica atual em administração pública e políticas públicas, no Brasil. Desenvolver a capacidade de avaliação dos aspectos metodológicos dos trabalhos científicos que utilizam métodos qualitativos. Conhecer técnicas e ferramentas de análise de dados qualitativos e como aplicá-los em projetos de pesquisa. Subsidiar a elaboração dos projetos de dissertação dos alunos, particularmente nos aspectos de utilização dos métodos qualitativos.

Período das aulas: 12/9 a 21/11/2023

Dia e horário: Terça-feira – 9:00 às 12:00h (modalidade híbrida, com aulas presenciais e remotas)

Professor: Ciro Campos Christo Fernandes e Rodrigo Morais Lima Delgado

Vagas: até 10 (dez)

Tópicos avançados em governança do setor público: difusão de políticas públicas - MPGD​

Objetivos da disciplina: Aprofundar conceitos e tendências contemporâneas de um campo emergente: a transferência transnacional de políticas públicas. A proposta é refletir sobre a circulação interna, internacional e global de ideias, princípios e instituições. A circulação de políticas é um processo complexo, permeado por agentes de diversas naturezas e envolve desde ONGs a organizações internacionais, passando pelos diferentes níveis de burocracias do Estado. O curso irá discutir do ponto de vista teórico e empírico um conjunto de casos de difusão de políticas (orçamento participativo, Bolsa Família, Programa Nacional de Alimentação Escolar, Planos de Ação Climática, entre outros) e os agentes que participam destes movimentos (ministérios, prefeituras, ONU, Banco Mundial, FAO, Conectas, Humans Rigth Watch, etc.). Em poucas palavras, o curso oferece um espaço para a reflexão e debate sobre “as viagens” das políticas públicas e seus vetores.

Período das aulas:  13/9 a  29/11/2023 

Dia e horário: Quarta-feira – 9:00 às 12:00h (modalidade híbrida, com aulas presenciais e remotas)

Professor: Osmany Porto de Oliveira

Vagas: até 10 (dez)

Tópicos avançados em avaliação de políticas públicas - MPAM 

Objetivos da disciplina: Aprofundar temas e aplicar as ferramentas e técnicas introduzidas na disciplina “Fundamentos de Avaliação e Monitoramento” – mapa de processos e resultados, plano de avaliação, análise do contexto institucional, político e ideacional e meta-avaliação - para elaboração de um estudo de avaliabilidade (de um programa público).

Período das aulas: 15/9 a 24/11/2023

Dia e horário: Sexta-feira – 9:00 às 12:00h (modalidade híbrida, com aulas presenciais e remotas)

Professor: Paulo de Martino Jannuzzi

Vagas: até 10 (dez)
 

Análise de dados (big data) - MPAM 

Objetivos da disciplina:  Explorar a ciência de dados e big data. ETL – Extraction, Treatment and Loading. Internet das coisas. Trabalho com dados em grande escala - introdução ao big data. Junção de grandes bases de dados. Introdução à visualização de dados. Sistemas de apoio à decisão e business intelligence. Estatísticas baseadas em registros administrativos.

Período das aulas: 12/9 a 21/11/2023

Dia e horário: Terça-feira – 9:00 às 12:00h (modalidade híbrida, com aulas presenciais e remotas)

Professor: Flavio Cireno Fernandes

Vagas: até 10 (dez)

Métodos quantitativos - DPPP

Objetivos da disciplina: Discutir os principais conceitos da análise de correspondências múltiplas, evidenciando as principais possibilidades oferecidas para a análise de dados nas ciências sociais e afins em comparação a outras técnicas da estatística multivariada. Abordar os principais resultados produzidos pela análise de correspondências múltiplas, habilitando os/as participantes a interpretar os estudos que fazem uso dessa técnica.  Ensinar os procedimentos para o uso dessa técnica por meio de exemplos empíricos e com base em um aplicativo específico (SPAD).
Espera-se que os/as participantes da oficina alcancem um entendimento teórico e prático no uso da técnica que os/as habilite a empregá-la de modo autônomo e criativo no enfrentamento de problemas empíricos nas ciências sociais e afins.

Período das aulas: 13/9 a  29/11/2023

Dia e horário: Quarta-feira – 19:00 às 22:00h (modalidade remota)

Professor: Paulo de Andrade Jacinto

Vagas: até 10 (dez)

Tópicos avançados de governança e inovação - DPPP

Objetivos da disciplina: Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de compreender conceitos e abordagens centrais no debate sobre Política Industrial e de Inovação (PII) e desenvolvimento econômico. O curso abordará as características e particularidades da formulação e implementação dessa política no Estado brasileiro contemporâneo. Além disso, serão discutidos os desafios e contradições relativas à efetividade da PII, as medidas atuais do governo em diferentes frentes dessa política, como também as tendências globais em perspectiva comparada.

Período das aulas: 13/9 a  29/11/2023

Dia e horário: Quarta-feira – 19:00 às 22:00h (modalidade presencial)

Professor: Pedro Luiz Costa Cavalcante

Vagas: até 10 (dez)