Diogo Costa defendeu a importância do desenvolvimento de novas lideranças no setor público, durante o encerramento do programa LideraGov, do Ministério da Economia

A administração pública deve olhar para o futuro, na opinião do presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Diogo Costa. A afirmação foi feita, nesta sexta-feira (25), durante o encerramento do programa LideraGov, que busca desenvolver líderes no serviço público. O programa é uma iniciativa da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia (SGP/ME) e conta com o apoio da Enap e do Centro de Liderança Pública (CLP).

Diogo Costa destacou que a administração pública no Brasil, e no mundo, está passando por várias transformações, onde novas competências são cada vez mais necessárias. “Parte do objetivo do LideraGov é esse olhar pro futuro, um olhar mais focado nos resultados, um olhar focado em pessoas e não somente na máquina pública”, disse o presidente da Enap.

Segundo o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do ME, Leonardo Jultani, liderança não é somente estar em um cargo de chefia ou de comando. “Uma liderança exige competências que vão muito além da habilidade técnica. Algumas pessoas já têm essas competências, mas é possível utilizar formações específicas para desenvolver bons líderes e potencializar resultados”, explicou.

Já Isabela Menon, coordenadora de Educação do CLP, agradeceu às equipes técnicas responsáveis por organizar o curso: “apesar de todos os obstáculos que encontramos na administração pública, é muito importante ter pessoas como vocês, alunos deste curso. Pessoas que estão motivadas e que querem liderar suas equipes de maneira cada vez melhor.”

Sobre o LideraGov - O programa teve como principal objetivo identificar, valorizar e desenvolver líderes dentro da Administração Pública Federal. O público alvo do programa foram servidores do Ministério da Economia que não ocupam postos de liderança. A partir dos resultados da experiência piloto, deverá ser estendido a toda a Administração Pública Federal.