Para aumentar a articulação com o meio acadêmico, conectando pessoas, ideias e organizações locais, nacionais e internacionais, fortalecendo redes e parcerias, é essencial a elaboração de instrumentos que permitam expandir e aprimorar a capacidade de pesquisa e produção científica da Escola. Assim surgiu a Resolução nº 5/2021, propondo a criação do papel de pesquisador visitante, atividade não-remunerada e supervisionada pela própria Enap.

Essa modalidade mostra-se vantajosa para a Escola e atraente para possíveis cientistas e pesquisadores parceiros, pois viabiliza a troca de conhecimento entre as partes, amplia o acesso de pesquisadores às bases de dados disponibilizadas pela Enap, promove a participação do pesquisador em seminários, cursos e/ou debates internos relacionados ao tema da pesquisa em que colabora, além da possibilidade de publicações conjuntas.

A atividade de pesquisador visitante pode ser desempenhada por servidor público, pesquisador, professor universitário ou equivalente, estudante de mestrado ou doutorado, no Brasil ou no exterior. 

Confira os atuais pesquisadores visitantes da Enap: