Nesta segunda-feira (19), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizou a abertura dos Cursos de Verão, uma parceria com a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). A oferta de quatro cursos de extensão, voltados para servidores públicos federais, estaduais e municipais e associados da ABCP, teve mais de 500 inscritos na plataforma. As aulas acontecerão até 29 de fevereiro, em formato online, com aulas síncronas.

Na mesa de abertura, estiveram presentes a presidenta da Enap, Betania Lemos, Alexandre Gomide, diretor de Altos Estudos da Enap e a professora Vanessa Elias, presidente da ABCP. Betania ressaltou a importância dessa nova cooperação com a Escola, pois permite uma aproximação com a ABCP e os gestores das três esferas públicas. “Conseguir abranger o Brasil todo e mesclar conhecimentos acadêmicos com a prática de quem está ali implementando a política pública é a maior riqueza dessa parceria”, afirma.

O evento também contou com a presença da professora Michelle Morais de Sá e Silva, especialista em políticas públicas e gestão governamental, que ministrou uma palestra sobre “Declínio Democrático e Populismo”, tema de seu próximo livro, organizado em conjunto com o diretor Alexandre Gomide.

Os cursos oferecidos nessa primeira edição são:

  1. Relações Executivo-Legislativo e a produção de políticas públicas no Brasil (Fabiano dos Santos e Vítor Sandes) – 19 a 22/2

Este curso visa aprofundar a compreensão sobre as relações entre Executivo e Legislativo após a promulgação da Constituição Federal de 1988 e busca destacar a  influência no processo de elaboração de políticas públicas, com ênfase no processo orçamentário.

  1. Análise de dados e informações com MAXQDA (Flávia Babireski) – 19 a 22/2

O MAXQDA é o principal e mais completo software voltado para métodos mistos e métodos qualitativos. No mesmo software é possível desenvolver diferentes perspectivas metodológicas. É utilizado no mundo todo em diversas áreas de conhecimento e em diferentes ambientes, como acadêmicos, terceiro setor e mercado. Este curso é voltado para o público interessado em aprender um software que seja capaz de auxiliar em diversos momentos da sua rotina de trabalho e pesquisa.

  1. Instituições judiciais e políticas públicas (Marjorie Marona e Lígia Mori Madeira) – 26 a 29/2

O curso explora as mudanças na relação entre os poderes da República, com foco na expansão do poder judiciário nas democracias contemporâneas. Tem o objetivo de abordar a trajetória do protagonismo judicial no Brasil.

  1. Elaboração de survey: aprenda como montar questionário para coletar dados (Mathieu Turgeon – professor visitante da Enap) – 26 a 29/2

O professor Mathieu Turgeon reprisa o curso já ofertado antes pela Enap, para apoiar metodologicamente os estudantes/servidores que queiram ou precisem trabalhar com coleta de dados por meio de formulário/questionários ou com pesquisa acadêmica que envolve a aplicação de pesquisas de opinião.