Trata-se de um curso na modalidade a distância (EaD), no formato autoinstrucional, realizado por meio da plataforma Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning), disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem da Enap. Isso permite autonomia aos estudantes, pois flexibiliza espaço e tempo de estudos.

Além das disciplinas autoinstrucionais, serão transmitidas ao vivo (on-line) seis aulas, sendo que o estudante deverá assistir, no mínimo, cinco aulas. Também serão realizados de forma remota ao menos três encontros síncronos, relacionados ao Laboratório de Casos escolhido pelo estudante.

A concepção pedagógica envolve estratégias didáticas e metodológicas, com potencial de desenvolvimento de competências fundamentais para o agente e a gestão pública.

Uma estratégia inovadora do curso são as trilhas de aprendizagem, os estudos de caso e os laboratórios de casos. Eles permitem uma aprendizagem mais criativa e substantiva, pois é você que faz suas escolhas e toma decisões que contribuirão para sua jornada formativa.

As disciplinas ofertadas são compostas pelas seguintes estratégias:

  • Disciplinas obrigatórias-teóricas serão realizadas com base em materiais interativos, videoaulas, atividades de estudo, material complementar e questionário avaliativo. 
  • Disciplinas obrigatórias teórico-práticas e as disciplinas optativas, além dos materiais interativos e vídeo aulas, estão embasadas na estratégia de estudos de caso, que possibilita aos estudantes a melhoria de práticas e processos, exercitando a tomada de decisão e o pensamento analítico, bem como a troca de experiências.

Os laboratórios de caso, também parte da estrutura curricular, são realizados a partir da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Nela, os “problemas” são o ponto de partida para a aprendizagem. Você resolve as situações-problema com base em seus estudos e sua cognição é estimulando à investigação e resolução criativa. As atividades são realizadas em grupo e ao final o grupo entrega o relatório final com a proposta de solução para o problema.

O curso é gamificado estruturalmente, permitindo estímulo à aprendizagem através da aplicação de elementos de jogos. Os componentes trabalhados serão de conquistas e desafios, dinâmicas de narrativas e progressão, e mecânicas de aquisição de recursos e recompensas para os estudantes com o melhor desempenho, que serão premiados ao final do curso.

Carga horária e disciplinas

A carga horária total ofertada no curso é de 447 horas, sendo o mínimo de 370 horas para aprovação da(o) estudante.

       São onze disciplinas obrigatórias:

  • Sete com carga horária de 30 horas;
  • Duas com carga horária de 25 horas;
  • Uma (Equidade de gênero e raça na gestão pública) com carga horária de 15 horas;e
  • Uma (Metodologia de Laboratório de Casos) com carga horária de 10 horas.

Serão ofertados três laboratórios de casos, cada um com  15 horas, e a(o) estudante deverá realizar um laboratório obrigatório tendo como referência uma disciplina optativa da trilha de aprendizagem escolhida. Sendo assim, a matrícula no laboratório será vinculada à matrícula na trilha de aprendizagem. As optativas correspondem a três trilhas de aprendizagem, cada uma com 3 disciplinas de 15 horas:

   i) Governança e Políticas Públicas;

   ii) Inovação e Valor Público; e

   iii) Federalismo e Governança Multinível.

Para complementar a carga horária mínima de 370 horas, a(o) estudante deverá cursar ao menos quatro disciplinas optativas (três vinculadas a trilha de aprendizagem e uma de livre escolha). Ainda serão realizadas 6 (seis) aulas ao vivo (síncronas) ofertadas ao longo do curso durante os eixos, cada uma com 2 (duas) horas de duração. A(o) aluna(o) deve assistir a no mínimo 5 (cinco) aulas ao vivo.

Duração

O curso tem a duração total de onze meses. O tempo de dedicação diária para o curso é de uma hora de estudo por dia. Dessa forma, o tempo ideal para conclusão é de 30 dias (corridos) para as disciplinas com carga horária de 30h, de 25 dias (corridos) para as disciplinas com carga horária de 25h, de 15 dias (corridos) para as disciplinas com carga horária de 15 horas e de 10 dias (corridos) para as disciplinas com carga horária de 10h.

As datas e os horários das aulas ao vivo e do laboratório de casos estão divulgados no calendário do curso.

Suportes

Para apoiar o estudante durante o curso, ele tem a sua disposição uma painel para que ele possa acompanhar a sua progressão no curso, sua evolução em cada eixo e disciplina, quantas disciplinas estão em andamento, quais as concluídas, pendências.

Caso o estudante necessite de outros suportes durante o curso, poderá entrar em contato com a coordenação do curso, suporte de TI e Secretaria Acadêmica, por meio dos canais de comunicação disponibilizados no Ambiente do Curso.
 

Modalidade: EaD