O objetivo da especialização é te fazer capaz de associar conhecimentos técnicos a situações práticas típicas de instituições regulatórias, com habilidade de propor soluções para problemas reais, identificando e replicando as melhores práticas regulatórias para cada setor e objeto regulado com ações preventivas e mitigando a ocorrência de riscos.

O curso integrará teoria e prática, de forma a incentivar os estudantes a correlacionar os conceitos abordados nas disciplinas com situações concretas, visando o entendimento de problemas reais relacionados à atividade regulatória estatal, criando assim, um espaço de aprendizagem coletivo.

As atividades do Curso envolverão aulas expositivo-dialogadas, a participação como audiência em palestras e mesas-redondas, e atividades práticas com casos reais, e exercícios e dinâmicas aplicados, sempre abordando temas atuais relacionados ao papel regulatório estatal.

Além disso, serão ministrados conteúdos de cunho metodológico, tanto para relacionar teoria e prática no desenvolvimento da capacidade de aplicação do conhecimento adquirido – o que incluirá atividades de campo para visitas de alunos a órgãos e entidades do governo federal – como para instrumentalizar a elaboração do projeto para o trabalho de conclusão do curso. Nesse caso, serão realizadas rodas de apresentação e discussão de projetos, de modo a obter projetos elaborados de forma mais ágil e com maior grau de viabilidade.

O trabalho de conclusão de curso (TCC) envolve a elaboração de um estudo de diagnóstico de tema/problema relacionado ao processo regulatório de uma organização da administração pública. O objetivo é fornecer uma contribuição ao enfrentamento de um desafio de gestão em regulação, na busca pela melhoria da qualidade regulatória. O estudante tem o prazo de 60 dias após a finalização das disciplinas do curso para concluir o TCC.

As disciplinas na modalidade remota ocorrem em uma sala virtual, por meio de aplicativo de videoconferência, em que participantes e professores ou facilitadores encontram-se em dia e hora marcados. As atividades presenciais ocorrerão na Enap, campus Asa Sul, localizado no SPO - Asa Sul - Brasília, DF.

A carga horária semanal de aulas é de 9 horas, distribuídas em 3 dias da semana, segundas e terças-feiras das 19h às 22h,  no horário noturno  e na quinta-feira , no horário matutino das 9h às 12h. Poderão ser agendadas, excepcionalmente, atividades obrigatórias em horários distintos e poderão ser feitas alterações no calendário do curso por necessidade e conveniência da Enap.

Para apoiar as atividades de ensino, melhorar o engajamento e otimizar as atividades, serão utilizadas ferramentas colaborativas digitais: ambientes virtuais de aprendizagens (AVA), Miro, Mentimeter, KaHoot, Google Documents e Jamboard. 

Modalidade:  a distância, com aulas remotas e algumas atividades presenciais.