Projetos Especiais

Dúvidas gerais

Cursos customizados ou sob medida são as ações de desenvolvimento encaminhados por órgãos da Administração, cujas especificidades exigem abordagens singularizadas que não são completamente atendidas pelos cursos regulares da Enap. Em geral, tais particularidades advêm das características institucionais e/ou das políticas públicas geridas pelos órgãos. Os projeto sob medida incluem demandas de capacitação internas pontuais e transitórias.

Qualquer órgão da administração pública federal poderá solicitar um curso customizado. 

O atendimento da demanda está condicionado à capacidade da equipe de desenho de cursos e a ordem de entrada das demandas.

Para solicitar o desenvolvimento de um curso sob medida, o órgão necessita preencher o Formulário de Solicitação de Capacitação (FSC) no qual deverá descrever, dentre outras informações, a necessidade de desenvolvimento e o público-alvo da ação de capacitação.

Uma vez enviada a demanda, a Escola avaliará a pertinência e a viabilidade de desenvolvimento da ação, que será custeada pelo órgão demandante e direcionada aos seus servidores.

A Enap aceita demandas de cursos de aperfeiçoamento e de pós-graduação lato sensu nas áreas de políticas públicas, planejamento, avaliação e monitoramento de programas e projetos e demais áreas da gestão governamental. Também são desenhados, sob-medida, cursos de acolhimento, para servidores ingressantes no serviço público.

A seleção dos servidores para a participação em cursos sob medida pode ser totalmente realizado pela Enap ou em conjunto pela Enap e órgão demandante., respeitado o perfli do publico-alvo identificado na demanda.

O órgão demandante arca com as despesas do curso.

Como os cursos demandam estudos e pesquisa para seu desenho, além de envolverem os devidos trâmites legais, solicita-se que sejam demandados com, pelo menos, seis meses de antecedência, ao início almejado para o mesmo.

Os pré-requisitos de cada curso estão elencados na página correspondente ao curso.

Apenas os servidores que pertencem ao público-alvo definido pelo órgão demandante podem inscrever-se nos cursos customizados. A realização de pré-inscrição nos cursos é feita através deste sítio. Caso seja selecionado (a) para participar do curso, você receberá a confirmação pelo endereço de e-mail cadastrado no ato da inscrição.