Especialização

Dúvidas gerais

Os cursos de Especialização e MBA da Enap se concentram nas áreas temáticas: Gestão Pública e Inovação; Políticas Públicas e Desenvolvimento; Governança e Regulação; e Ciência de Dados.

Acompanhe pelo Portal da Enap os cursos disponíveis.

Alguns cursos ofertados são financiados pela Enap ou pelo órgão demandante, não trazendo assim nenhum ônus para o estudante. 

Acompanhe as regras e as formas de financiamento nos editais dos cursos, disponíveis no Portal da Enap. 

Os cursos de Especialização e MBA são exclusivos para quem possui diploma de graduação em curso superior reconhecido pelo MEC e são ofertados prioritariamente para servidores públicos do poder executivo federal. Em alguns casos esse público-alvo pode ser ampliado a servidores públicos de estados e municípios.

Acompanhe os editais no Portal da Enap e confira as regras de cada curso.

As datas de inscrição são divulgadas nos editais dos cursos. A Escola não tem um calendário fixo de lançamento de cursos, por isso fique atento às informações publicadas no Portal e acompanhe os editais.

No edital do curso você encontrará o link de inscrição e as informações sobre o processo seletivo.

Acompanhe sempre os lançamentos dos editais no Portal da Enap.

As regras do processo seletivo são estabelecidas no edital de cada cada curso. As seleções contemplam etapas de análise curricular, análise de memorial e entrevista. 

Acompanhe sempre os lançamentos dos editais no Portal da Enap.

Os documentos necessários para efetivação da matrícula são estabelecidos no edital de cada curso.

Em geral, são solicitados os seguintes documentos:

  • Original e cópia do diploma de curso superior, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC);
  • Original e cópia do documento de identidade 
  • Original e cópia do C.P.F.;

 

Acompanhe as informações dos editais no Portal da Enap.

Os cursos são ofertados na modalidade presencial, mas em 2020 a Enap lançou a primeira especialização a distância em Direito Tributário, em parceria com a Receita Federal do Brasil, voltada exclusivamente para os servidores do órgão.

A partir dessa experiência, a Enap pretende ampliar a oferta nessa modalidade. 

Confira a modalidade de oferta de cada curso sempre nos editais disponíveis no Portal da Enap.

A Enap mantém a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como uma atividade obrigatória, mas com um olhar voltado para aplicação da pesquisa na resolução de problemas e/ou necessidades da administração pública. Dessa forma, os trabalhos produzidos agregam valor público e conhecimento para a melhoria da gestão.

A carga horária mínima dos cursos é de 360h, distribuídas em aulas semanais ou em regime intensivo.

Conheça a estrutura de cada curso consultando os editais disponíveis no Portal da Enap.

Todos os cursos buscam alternar períodos noturnos e diurnos para que os estudantes possam se dedicar e realizar parte das atividades fora do horário de trabalho.

Você pode conferir a estrutura dos cursos nos editais disponibilizados no Portal da Enap.

A Portaria MEC nº 660, de 22 de maio de 2017, credenciou a Enap como Escola de Governo para oferta de curso de Especialização lato sensu, nas modalidades presencial e a distância.

De acordo com a legislação não há diferença. Os cursos de Especialização, conforme a Resolução MEC n° 1 de abril de 2019, são cursos de Pós-Graduação lato sensu. Já o MBA (Master Business Administration), como o próprio MEC esclarece, também são cursos de especialização em nível de Pós-Graduação lato sensu, mas nesses casos são voltados para a as áreas de gestão e administração.

Os cursos têm duração média de 15 meses, incluindo o prazo para entrega do Trabalho de Conclusão de curso.  A duração de cada curso é definida no edital e pode variar conforme o regime de aulas adotado.

Você pode conferir a duração dos cursos nos editais disponibilizados no Portal da Enap.

Os cursos são ofertados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), sala de aula online, onde você encontrará todos os materiais (e-books, vídeos-aulas, podcasts), ferramentas e recursos necessários para o processo de ensino aprendizagem, interação com outros alunos, tutores e com a coordenação do curso.

Para outras dúvidas e informações entre em contato com a Coordenação-Geral de Especialização e MBA pelo e-mail: cgmba@enap.gov.br