Bolsas

 
A Enap, para alcançar sua finalidade de capacitar servidores públicos para a administração pública federal, tem como uma de suas atividades preponderantes prospectar, difundir conhecimento, fomentar e desenvolver pesquisa na área de gestão pública.
 
Em 2014, a Escola lançou seu primeiro edital de concessão de bolsas de pesquisa. Dada a experiência exitosa desse edital – com inscrições de pesquisadores de todas as regiões do país – foi lançado, em 2015, o Programa de Concessão de Bolsas da Enap. Em 2016 a Enap ampliou o programa que recebeu o nome de Cátedras Brasil. Os objetivos do programa são contribuir para o fomento de pesquisas científicas na área de gestão pública e para a disseminação do conhecimento gerado.
 
O público-alvo da concessão de bolsas de pesquisa são pesquisadores que se disponham a intercambiar conhecimento e experiência com a Enap e que atendam aos requisitos dispostos nos chamamentos públicos.
 
Além dos requisitos exigidos dos candidatos, cada edital de chamada pública especificará também as linhas de pesquisa contempladas, as modalidades e valores de bolsas, o tempo de duração da concessão, as regras do processo seletivo, dentre outras informações.
 
As atividades de pesquisa desenvolvidas por meio da concessão de bolsas serão norteadas pelos mesmos princípios de desenvolvimento de estudos e pesquisas na Escola:
 
a) utilidade prática e relevância para subsidiar os processos decisórios no âmbito do governo federal;
b) parceria com os órgãos da Administração Pública Federal;
c) rigor metodológico no desenho de pesquisa, validado cientificamente e que permita conclusões confiáveis e generalizáveis;
d) publicidade e disseminação dos trabalhos realizados.

 
Resoluções nº 50.006, 50.007/2015, 27/2016 e 28/2016 – Normativos Internos do Programa de Concessão de Bolsas de Pesquisa da Enap