Mestrado - Processo seletivo 2020
Todos os cursos da pós-graduação stricto sensu da Enap – como é o caso dos mestrados – são presenciais, porque esse foi o formato autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). Neste momento de distanciamento social causado pela pandemia de Covid-19, as disciplinas poderão ser oferecidas remotamente, em caráter excepcional.
A proficiência em inglês é uma exigência dos mestrados da Escola, desde a primeira edição. Este ano, vários certificados serão aceitos, como Duolingo English Test e EF SET, além dos tradicionais TOEFL/TOEFL iBT, Cambridge, IELTS e TOEIC. Em cada um dos certificados aceitos, o edital especifica a nota mínima exigida (entenda no quadro abaixo). Outros certificados também poderão ser validados, desde que a Comissão de Seleção consiga comparar os resultados apresentados com as escalas definidas no edital e que o resultado obtido possa ser equiparado ao mínimo obtido.
Para facilitar a vida do candidato, aceitaremos o certificado desde o início da inscrição até o ato de matrícula – que ocorrerá em janeiro de 2021 para os alunos da primeira chamada e em fevereiro de 2021 para a segunda chamada. A opção de envio no momento da inscrição será opcional. Recomendamos que o candidato não deixe para última hora, porque será documento obrigatório para participar do mestrado.
O candidato pode participar do processo seletivo todo e apenas apresentar a comprovação da proficiência no ato da matrícula. Para garantir a isonomia entre os candidatos, não faremos prova específica e recomendamos que o candidato não deixe para última hora, porque será documento obrigatório para participar do mestrado e a matrícula do aluno somente será efetuada após a entrega do certificado, desde que ele seja válido.
Esta é a primeira vez que a Enap cobra raciocínio lógico dos candidatos em um processo seletivo. Como não tínhamos uma linha de base, seguimos as provas da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (Anpad). Por esse motivo, recomendamos a consulta ao acervo de provas da Anpad. A Comissão optou por não definir ementa de conteúdos no edital, então, não há como indicar conteúdos e a prova não pressupõe uma preparação específica. Os conhecimentos requisitados de matemática e lógica são básicos – que se espera de qualquer servidor público com graduação completa.
7 - Não consegui obter o acesso ao link da prova. Como fazer o check-in no ambiente da prova online?
Conforme “Errata ao Edital nº 112/2020”, a prova ocorrerá no dia 7/11/2020. Ao finalizar a inscrição, cada candidato recebe, pelo e-mail cadastrado no sistema de inscrição, um link para acessar a prova. O link para visualização da prova só estará disponível a partir das 8:30 da data agendada para a prova (horário de Brasília/DF).
O candidato pode usar todas e quaisquer anotações em papel de que dispuser. Só não pode ter acesso a nenhum outro dispositivo eletrônico durante a realização da prova.