Conheça os tipos de cursos:

   Cursos Síncronos

      - Cursos regulares síncronos

      - Turmas exclusivas de cursos regulares síncronos

      - Cursos sob medida síncronos

   Cursos Assíncronos

      - Cursos a distância autoinstrucionais


Cursos regulares síncronos

A Enap desenvolve cursos síncronos presenciais, remotos e híbridos que buscam suprir lacunas de competência transversais e de liderança de servidoras e servidores federais, estaduais e municipais.

Na esfera federal, essas lacunas de competência são indicadas pelos órgãos e entidades do poder executivo federal nos planos de desenvolvimento de pessoas. 

Os cursos síncronos são ofertados de modo regular ao longo do ano e custeados pela Enap em turmas abertas para servidoras e servidores federais, estaduais e municipais. Nessas turmas abertas, há um limite de até 3 pessoas de um mesmo órgão. 

A relação dos cursos regulares ofertados pela Enap pode ser consultada neste catálogo.

Para solicitar o desenvolvimento de um curso novo para o catálogo da Enap, é necessário preencher o formulário e aguardar a análise técnica e o retorno da equipe de desenvolvimento. 

 

Turmas exclusivas de cursos regulares síncronos

Caso um órgão ou entidade queira capacitar um número maior de pessoas em um curso síncrono, é possível contratar a realização de uma turma exclusiva, desde que haja uma quantidade mínima de 20 pessoas. 

As turmas exclusivas podem ser realizadas na Enap, na instituição demandante ou de forma remota via plataforma Zoom. As datas e horários das aulas são definidos conjuntamente, após a formalização da contratação. 

A contratação de turmas exclusivas por órgãos da esfera federal é realizada por destaque orçamentário. Eventuais despesas com diárias e passagens de instrutoras e instrutores são responsabilidade da instituição demandante.

Para solicitar uma turma exclusiva para a Enap, é necessário preencher o formulário e aguardar a análise da Enap. Caso o pedido seja viável, a Escola enviará uma proposta para formalizar a contratação. 

 

Cursos sob medida síncronos

Os cursos sob medida são desenvolvidos pela DDPro para suprir lacunas específicas de desempenho que se manifestam em  equipes dos órgãos e entidades do poder executivo federal.

Essas lacunas de desempenho não são genéricas e, em regra, não estão associadas a competências transversais e de liderança, ou seja, acontecem apenas na situação específica apresentada pelos órgãos e entidades.

Esses cursos são desenhados sob medida para resolver o problema específico apresentado, por isso não são ofertados de modo regular nem são ofertados para equipes diferentes daquela que apresentou a demanda.

O problema de desempenho apresentado é analisado e, se a lacuna de conhecimento, habilidade ou atitude puder ser resolvida por meio de capacitação, a DDPro avalia a possibilidade de elaborar uma proposta de solução.

Os cursos sob medida são custeados pelos órgãos e entidades demandantes via Termo de Execução Descentralizada (TED). 

Para solicitar o desenvolvimento de um curso sob medida para a Enap, é necessário preencher o formulário e aguardar a análise técnica e o retorno da equipe de desenvolvimento. 

 

Cursos a distância autoinstrucionais

A DDPro desenvolve cursos a distância autoinstrucionais que buscam suprir lacunas de competências transversais e de liderança em servidoras e servidores federais, estaduais e municipais. 

Os cursos autoinstrucionais ficam disponíveis na Escola Virtual de Governo e podem ser feitos por qualquer pessoa a qualquer tempo, garantindo o estudo com autonomia e flexibilidade. O conteúdo dos cursos é bastante diversificado, com textos, imagens, vídeos e podcasts.

O desenvolvimento dos cursos a distância autoinstrucionais é custeado pelos órgãos e entidades demandantes via Termo de Execução Descentralizada (TED). A hospedagem dos cursos na plataforma da Escola Virtual e os serviços de gestão acadêmica são custeados pela Enap.

Para solicitar o desenvolvimento de cursos a distância autoinstrucionais para a Enap, é necessário preencher o formulário e aguardar a análise técnica e o retorno da equipe de desenvolvimento. 

Voltar ao topo