Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas da Enap tem mais de 700 inscritos na etapa Brasília

Os participantes são oriundos de diversos órgãos da Administração Pública federal, estadual e municipal


Com a inscrição de 739 servidores públicos, foi aberta na manhã desta segunda (13) a XVI Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas, na Enap/Campus Jardim.

A mesa de abertura do evento contou com a participação de representantes da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), da Controladoria-Geral da União (CGU) e das Secretarias de Orçamento Federal (SOF); de Desburocratização, Gestão e Governo Digital (SED); e de Avaliação de Políticas Públicas, Planejamento, Energia e Loterias (SECAP); do Ministério da Economia (ME).

A presidente da Enap, Aline Soares, acolheu os participantes, oportunidade em que destacou a necessidade de aproximação da Administração Pública Federal dos estados e municípios. Afirmou que a Escola tem representações em várias regiões do país, para tornar mais abrangente o tratamento de temas necessários à melhoria da gestão. Também anunciou a realização de novas edições da semana orçamentária nos estados do Pará, Bahia e Rio de Janeiro e convidou os presentes a conhecerem e utilizarem o novo aplicativo da Escola, o EnApp, criado para alunos atuais e potenciais acompanharem a oferta de cursos e promoverem seu desenvolvimento profissional.

“Esta é uma semana especial, por ser a primeira promovida no contexto de um novo ministério e da promissora fusão das escolas Esaf e Enap”, afirmou Cristiano Heckert, secretário de Gestão da SED/ME. Ele caracterizou a atuação do Ministério da Economia em linhas que preconizam maior descentralização de atividades e, nesta medida, exigem maior capacitação de servidores na área de transferências da União e procedimentos nas áreas de logística e compras públicas, por exemplo.

Entusiasmados, os participantes da mesa de abertura destacaram a importância da Semana Orçamentária: Heriberto Henrique, da STN, parabenizou a Enap por ter expandido a oferta de cursos e oficinas da Semana Orçamentária. “Em um cenário de escassez, o evento torna-se mais importante, por qualificar servidores na operação dos sistemas estruturantes do governo”, disse.

Por sua vez, Constantino Mendes, da SECAP/ME, destacou o relevante papel do planejamento no sentido de melhor alcançar o atendimento às demandas da sociedade. Enquanto isso, Bruno Rossi, da SOF, acrescentou que é desejável que os participantes sejam multiplicadores em seus órgãos de origem dos novos conhecimentos adquiridos na Semana Orçamentária. Para finalizar, Gustavo Chaves, da CGU, destacou as mudanças cíclicas que historicamente são observadas e como os sistemas refletem os processos das organizações nesses momentos.

1Auditório Copia

A 16ª edição da Semana Orçamentária prossegue ao longo desta semana, com 124 oficinas sobre temas da Administração Pública Federal que têm intersecção com estados e municípios.

Todo o material será disponibilizado no site da Enap.