Enap Fronteiras e Tendências com Vijay Rangarajan

O embaixador do Reino Unido no Brasil falou sobre as perspectivas nas relações internacionais pós-Brexit

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizou, nesta quarta-feira (4), mais um encontro da série Enap Fronteiras e Tendências. Nesta edição, o embaixador do Reino Unido no Brasil, Vijay Rangarajan, palestrou acerca dos impactos da saída do Reino Unido da União Europeia (UE) na conjuntura global.

#frontend

IMG 4727Durante o evento, Vijay debateu as melhores formas para efetivar a separação e as consequências do acordo, e quais oportunidades serão geradas a partir do Brexit.

A decisão de deixar o bloco europeu foi tomada nas urnas em 2016, e desde então, a ex-primeira ministra britânica, Theresa May, negociou um acordo de desmembramento com a UE e o Parlamento do país, mas todas as tentativas foram rejeitadas. Para evitar uma saída brusca, o Brexit foi adiado por duas vezes e o assunto continua em pauta no parlamento britânico.

Vijay Rangarajan - O embaixador já foi diretor para a Europa no Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido (FCO), além de ter trabalhado no referendo britânico que resultou na escolha pelo Brexit. Também passou pelo Ministério da Justiça e pelo gabinete britânico, cuidando de reformas políticas e institucionais. Vijay foi, ainda, responsável pelas relações britânicas com a Organização das Nações Unidas (ONU) e com o Conselho Europeu.