Curso de Libras na Enap vai até 28 de setembro

Oportunidade de melhorar a interação com pessoas surdas

O curso presencial de Língua Brasileira dos Sinais (Libras) começou na terça-feira (03/08) e vai até o dia 28 de setembro, com turma integrada de 35 alunos de diversos órgãos públicos.

Elvis Correa Miranda do TJDF-T, que é ouvinte, contou que aprendeu Libras na Enap e mantém contato com equipe do Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe), com 60 pessoas pessoas surdas.  Segundo ele, a partir do aprendizado obtido na Enap, conseguiu interagir melhor com a equipe. A carga -horária mínima é de 48 horas.

O público-alvo da capacitação são servidores federais, estaduais, distritais e municipais que cursaram Libras nos níveis básico ou introdutório, presencial ou a distância. A carga-horária mínima é de 48 horas. Os alunos devem trabalhar, preferencialmente, no atendimento ao público.

Os concluintes do curso poderão reconhecer aspectos fonológicos, morfológicos, semânticos e sintáticos de Libras e noções básicas de morfossintaxe, além de aprender sobre os aspectos socioculturais da comunidade de surdos, entre outros tópicos.

A metodologia do curso tem como foco o ensino teórico-aplicado e o protagonismo do aluno, no qual o participante é o principal agente de sua própria capacitação, conforme referenciais educacionais da Enap.