Curso “Blockchain e suas aplicações” na Enap

A atividade acontece até 3 de julho


Na manhã da última segunda-feira (01), a Enap, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), abriu o curso “Blockchain e suas aplicações”.

A iniciativa faz parte do Programa de Aperfeiçoamento de Carreiras e tem o objetivo de familiarizar os participantes com a tecnologia Blockchain, focando em seus mecanismos e efeitos nas organizações, na sociedade e no setor público financeiro.

Durante a abertura, a diretora de Seleção e Formação de Carreiras da Enap, Diana Coutinho, ressaltou a importância de preparar o servidor para um mundo cada vez mais digital. “Este curso deve tornar o servidor um protagonista no futuro digital”, disse ela.

Por sua vez, o presidente da Enap, Diogo Costa, trouxe reflexões sobre as oportunidades relacionadas à transformação digital: “Estamos falando de possibilidades de futuro que são muito diferentes do que vivemos. Experimentos estão sendo feitos ao redor do mundo e temos a oportunidade de fazer o Brasil participar desse movimento”, afirmou.

Em seguida, Gladstone Moisés Arantes Júnior, Professor Doutor em algoritmos distribuídos pela COPPE/UFRJ, palestrou acerca da origem do Blockchain, seus conceitos básicos, fundamentos do algoritmo de consenso, aplicações, impactos e principais desafios.

O encontro contou com cerca de 50 participantes, entre servidores do Ministério da Economia, CGU, TCU, CADE, Ministério de Direitos Humanos, Ministério da Cidadania, Ministério da Saúde, Presidência da República, PREVIC, ANS, ANA, IPEA.

1 Copia 

Blockchain

É uma tecnologia de suporte para a moeda virtual bitcoin, de alcance global e não controlada por governos ou instituições tradicionais. Esse banco de dados é formado por mineradores capazes de registrar transações distribuídas de forma descentralizada como: a quantidade de bitcoins transacionadas, quem enviou, quem recebeu, quando essa transação foi feita e onde ela está registrada.