Bate papo na Enap sobre como o uso de inteligência artificial pode ajudar o governo a ser mais eficiente

Tecnologia dos chatbots automatiza conversas e já é usada por diversas organizações, com foco no cidadão


A Enap promoveu, nesta quinta-feira (11), mais uma edição do GNPapo — Conversa com Inovadores. Organizado pelo Laboratório de Inovação da Enap (GNova), a atividade bateu recorde de inscrições, contando com a participação efetiva de cerca de 130 pessoas, entre representantes do governo, academia e setor privado, que discutiram como a utilização de chatbots e inteligência artificial podem ajudar o governo a ser mais eficiente no atendimento direto ao cidadão.

No evento foram apresentadas experiências, desafios e oportunidades de chatbots já implementados. No setor público, essa tendência tecnológica vem ganhando destaque e muitas instituições que já têm projetos em variados estágios de implementação, como é o caso do Ministério da Economia, Banco Central, Tribunal Superior Eleitoral, Universidade de Brasília, Exército Brasileiro, entre outras. 

Além de fortalecer a rede para troca de experiências e aprofundamento do tema, os participantes tiveram a oportunidade de debater projetos inovadores. Assim, com o objetivo de desenvolver e difundir uma cultura permanente de inovação no setor público, esta edição do GNPapo contou com uma nova forma de debate mais participativo, na forma de exposição aberta dos participantes. A atividade foi divida em quatro blocos: os tipos de bots e para que servem; as escolhas tecnológicas e suas implicações; os desafios de contratação de chatbots e como superá-los; e a coordenação de governo para otimizar o uso da ferramenta. 


Lançamento do aplicativo da Enap

Durante o evento, a chatbot GNfer anunciou o novo aplicativo da Enap, o EnApp. Com diversas funcionalidade e novidades, o app vai transformar a rotina diária de quem acessa os conteúdos da Escola.

Intuitivo, fácil de usar, com rápido carregamento, o aplicativo foi desenhado para que o usuário possa ter a melhor experiência possível. Estão disponíveis várias funcionalidades no menu intuitivo, como a escolha de cursos e turmas, matrículas, registro de presença por geolocalização, alertas para cursos de interesse do aluno, atualização de dados, calendário de cursos etc.

O EnApp é um passo importante para dar aos alunos maior flexibilidade no acesso aos cursos e serviços ofertados pela Escola.

A Enap inova mais uma vez e traz mudanças significativas para que as pessoas possam ter na palma de suas mãos acesso aos cursos e serviços ofertados com rapidez, qualidade e facilidade. 

O aplicativo já pode ser baixado pelos usuários de Android e, em breve, estará disponível também na AppStore.

Assista ao vídeo de lançamento do EnApp aqui.

                                                                                       DSC4643 Copia              enapp