Abertura do Curso Internacional “Advances in Open and Digital Government”

A atividade acontece entre os dias 13 e 17 de maio, no Campus Asa Sul da Enap

Foi aberto, nesta segunda (13), o Curso Internacional “Advances in Open and Digital Government”, resultado de parceria com a Universidade de Tecnologia de Delft (Países Baixos). O curso vai até o dia 17 de maio, com enfoque nas temáticas de governo aberto e governo digital, sob a perspectiva de big data, e-government e inovação.

Além do Diretor Executivo da Enap, Diogo Costa, a abertura da atividade contou com a participação do Secretário Adjunto de Governo Digital do Ministério da Economia, Ciro Avelino, que apresentou algumas metas do governo como prestador de serviços digitais.  “Já somos uma sociedade digital, a 4a maior população conectada do mundo, e a nossa meta é lançar a Identidade Digital, publicar 1.000 novos serviços digitais, unificar canais digitais do governo e agilizar o registro de empresas”, afirmou Ciro.


cursointernaciona3
Em seguida, o Professor Doutor Marijn Janssen ministrou a palestra destacando uma perspectiva teórica e prática acerca dos avanços recentes da temática de Governo Aberto e Digital, bem como seus impactos nas atividades estratégicas envolvidas no planejamento e na implementação de políticas públicas.


Cursointernacional2 

O professor também é titular em TIC e Governança e diretor da Seção de Tecnologias da Informação e Comunicação da Faculdade de Tecnologia da Informação, Políticas Públicas e Gestão da Universidade de Tecnologia de Delft.

Ele é coeditor chefe do periódico internacional Government Information Quarterly, e presidente de redes e conferências internacionais de pesquisa sobre dados e governo aberto. É considerado um dos principais pesquisadores do governo eletrônico com mais de 450 publicações de referência.