Abertas as inscrições para os cursos: Lideranças em Orçamento e Finanças e Lideranças em Logística Pública

Inscrições abertas!


A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) oferece neste segundo semestre de 2019 duas edições do Programa de Desenvolvimento de Lideranças - PDL. Os cursos ofertados são: Lideranças em Orçamento e Finanças e Lideranças em Logística Pública.

A capacitação busca agregar conhecimentos e compartilhar as melhores práticas nacionais e internacionais nas respectivas áreas de Orçamento e Finanças e Logística Pública. Desenvolvido a partir da visão de especialistas, acadêmicos e profissionais da área, tem como público-alvo servidores ocupantes de cargos gerenciais (DAS 3-5) nos sistemas estruturadores da administração Pública e que gerenciam equipes nas respectivas áreas das ofertas.

Durante o curso, os participantes terão acesso a materiais didáticos dinâmicos, como vídeos, textos, pesquisas, atividades e fóruns de discussão on-line, que poderão ser acessados em seus computadores, telefones ou tablets para maior conveniência na programação e individualização de suas rotinas de estudo.

O curso será realizado entre os meses de setembro a dezembro de 2019, com aulas presenciais uma vez por semana. Importante frisar que a carga-horária dos cursos do PDL é aproveitada nos Programas de Aperfeiçoamento de Carreiras.


Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL)

O PDL é um conjunto de cursos desenhados por especialistas com experiência prática e acadêmica para promover uma formação interdisciplinar, integrada e aplicada dos gerentes públicos com foco na realidade profissional, na troca de conhecimentos e na formação de redes entre os participantes.

Os cursos do PDL se estruturam em eixos de conhecimento multidisciplinares, que incluem um eixo técnico, que varia de acordo com o tema do curso, gestão pública, desenvolvimento gerencial e inovação. Os eixos de conhecimento convergem no Desafio de Inovação, quando os gerentes usam as capacidades analíticas, a visão de contexto político-institucional e as ferramentas técnicas aprendidas no curso para solucionar uma situação complexa real e elaboram um plano de mudança.

Os cursos são facilitados por docentes com vasta experiência prática e acadêmica, utilizam metodologias inovadoras de ensino, como a sala de aula invertida, que permite ao participante programar sua jornada de estudos em um ambiente online, e o desafio de inovação, que impulsiona a reflexão sobre a realidade e que pretende desenvolver projetos que sejam posteriormente implementados nos respectivos ambientes de trabalho.


Links para inscrição:

Orçamento e Finanças: http://bit.ly/OrçamentoFinanças

Logística Pública: http://bit.ly/LogísticaPública