5º Seminário Internacional sobre Análise de Dados na Administração Pública

Enap em mais uma iniciativa do Brasil 100% Digital

A Controladoria-Geral da União promove, entre os dias 16 e 18 de setembro, o 5º Seminário Internacional sobre Análise de Dados na Administração Pública, no Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília/DF. O evento é organizado conjuntamente pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), e recebe apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

Representando as instituições organizadoras, estiveram presentes à cerimônia de abertura o Presidente do Tribunal de Contas da União, Ministro José Múcio, o Secretário Federal de Controle Interno Adjunto da CGU, Gustavo de Queiroz Chaves, e o Presidente da Enap, Diogo Costa.

O Seminário faz parte da iniciativa conjunta “Brasil 100% Digital: Integração e transparência a serviço da sociedade” que tem o objetivo de promover o compartilhamento de experiências com boas práticas no uso de técnicas na análise de dados como instrumento para melhoria da gestão e do controle de entidades e políticas públicas.

A programação da 5ª edição do seminário inclui palestrantes de entidades de controle nacionais e instituições nacionais e internacionais, contemplando temáticas como: processamento de linguagem natural (Natural Language Processing - NLP); geoprocessamento e geotecnologias; dados e automação; análise no controle a fraudes; e monitoramento e avaliação de políticas públicas.

A diversidade de temas também se estende às oficinas, previstas para o último dia do encontro (18/9), que tratarão, por exemplo, de estratégia de inteligência artificial para o Brasil, construção e experimentação de modelos de deep learning, classificação automática de imagens e consulta de dados abertos públicos integrados.  


3