Nesta seção são divulgadas informações institucionais e organizacionais da Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap), compreendendo suas funções, competências, estrutura organizacional, relação de autoridades (quem é quem), agenda de autoridades, horários de atendimento e legislação da Escola.

A Escola Nacional de Administração Pública - Enap, fundação pública vinculada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), é uma Escola de Governo que tem como finalidade estatutária promover, elaborar e executar programas de capacitação de recursos humanos para a administração pública federal, visando ao desenvolvimento e à aplicação de tecnologias de gestão que aumentem a eficácia e a qualidade dos serviços prestados pelo Estado aos cidadãos.  

A ação de capacitação contempla a oferta de programas de formação inicial, de aperfeiçoamento de carreiras, de pós-graduação lato sensu e mestrado profissional, de desenvolvimento técnico-gerencial e de capacitação permanente de agentes públicos, nas modalidades presencial, a distância e mista. Há ainda o programa de formação específica para altos executivos da administração pública federal.

Outra frente de atuação da Escola baseia-se no trabalho de assessoria técnica à elaboração de estratégias e projetos de desenvolvimento institucional, à formulação, à implementação e à avaliação de políticas públicas.

A Enap também atua na produção e difusão de inovação e conhecimento sobre administração pública e gestão de políticas públicas, bem como no fomento e desenvolvimento de pesquisa também nessas áreas.

A área de pesquisa, atuando com equipe própria e por meio do Programa Cátedras Brasil, coordena o desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados para a discussão de novos pressupostos e estratégias de melhoria da qualidade na prestação dos serviços públicos. Para bolsa de pós-doutorado, os projetos tratam de processos de implementação e avaliação de políticas públicas.

A Escola também conta com uma área de ciência de dados, cujas atividades são inerentes à estruturação, programação e disseminação de dados e evidências científicas a respeito de políticas públicas e administração.

Para consecução dos projetos de inovação, a Enap conta com o G.NOVA, um laboratório de inovação em governo voltado para o desenvolvimento de soluções criativas para problemas públicos, apoiando suas atividades em metodologias do Design Thinking centradas em práticas colaborativas e na experimentação.

A Escola também promove anualmente o Concurso Inovação, cuja premiação valoriza as equipes de servidores públicos dedicam-se a repensar atividades cotidianas por meio de pequenas ou grandes inovações.

A Enap conta, ainda, com uma Casoteca de Gestão Pública, que consiste em um acervo virtual, de acesso gratuito, de casos de ensino com foco na administração pública, compondo, assim, ferramentas de aprendizagem com potencial para transferência de conhecimentos e habilidades para estudantes, profissionais do setor público e pesquisadores.

Entre outras publicações, a Escola tradicionalmente publica a Revista do Serviço Público (publicação trimestral sobre Estado e Sociedade, Políticas Públicas, e Gestão Pública) e os Cadernos Enap, além de livros, estudos e textos para discussão.

A Enap também conta com um Repositório Institucional, que consiste em um sistema por meio do qual a Escola dá visibilidade a sua produção, para dentro e para fora do país, incluindo os materiais dos cursos e eventos, as publicações, a Casoteca de Gestão Pública, as práticas inovadoras e a produção dos alunos de Especialização e Mestrado.

Para consecução das frentes de ação da Escola e com a proposta de funcionamento como entroncamento global, nacional e federativo, portanto, um núcleo de referência, difusor e fomentador da temática governo, do nível local ao global, a Enap desenvolve e mantém programas e projetos de cooperação nacional e internacional, tendo uma forte articulação com o mundo acadêmico e com a comunidade científica e uma atuação majoritariamente em rede e por parcerias. Desse modo, a Escola mantém relação transformadora com a comunidade internacional, contribuindo com as experiências brasileiras em gestão pública e trazendo inovações e boas práticas que podem contribuir para a atuação da Enap e para a transformação da realidade brasileira.

Estrutura Organizacional (Organograma);
Quem é Quemlista dos principais cargos, contatos e seus respectivos ocupantes;
Agenda de autoridades;
Competências;
Comissão de Ética;
Legislação;
Instalações; e
Horário de atendimento
.