Prevenir emergências climáticas pede conhecimentos
Lidar com os desafios para as políticas públicas de nossa grave crise climática implica aprender a planejar, implementar, gerenciar, monitorar, comunicar e resolver problemas num contexto de crise permanente.
Confira alguns cursos da EVG a respeito.
Proteção e defesa civil - gestão de desastres.
Este programa prepara servidores e servidoras para os novos paradigmas, estratégias e ferramentas da gestão integrada de riscos e desastres no Brasil.
Desenvolvimento sustentável e formulação de políticas públicas.
Formular políticas públicas com um viés de sustentabilidade ambiental e social requer um novo conjunto de princípios, habilidades e ferramentas.
Comunicando sobre a mudança do clima.
Para engajar pessoas para as transformações necessárias, um caminho é criar comunicações climáticas eficazes, capazes de influenciar percepções e promover mudanças.
Mudanças no clima e gestão municipal.
As gestões municipais podem contribuir para a transformação ecológica por meio da mitigação das mudanças climáticas e do desenvolvimento de planos de adaptação.
Compras públicas sustentáveis.
A nova lei de licitações reafirma que a sustentabilidade deve ser exercida também no âmbito das compras públicas. Veja como isso é possível.
Plano Diretor de Logística Sustentável.
Conheça o PLS, instrumento de governança que estabelece a estratégia das contratações e da logística de cada órgão ou entidade, considerando critérios e práticas de sustentabilidade.
Constituindo novas configurações da sociedade.
Ailton Krenak, líder indígena, o primeiro representante desse grupo a ser eleito para a Academia Brasileira de Letras, ambientalista e escritor, nos diz que a democracia envolve "a capacidade de constituir novas configurações da sociedade". E que, sem essa capacidade, a sociedade está fadada ao desaparecimento.
Um caminho para a equidade
Neste videocast, Rita Von Hunty discute as diferenças entre igualdade e equidade, os desafios relacionados à questão racial e a dos grupos historicamente minorizados, e os desafios da sociedade e do Estado neste contexto.
Considerar estas transformações leva a melhores políticas públicas.
É preciso conectar-se com a realidade de nosso tempo para desenhar políticas alinhadas com as necessidades da população. Confira algumas soluções a respeito.
Cartilha balanço do MPI.
Conheça os programas e projetos conduzidos pelo Ministério dos Povos Indígenas em 2023, em prol do reconhecimento e da visibilidade dos povos originários.
As múltiplas camadas da discriminação.
Adotar uma abordagem interseccional que englobe gênero, raça e classe e mostre como essas dimensões se mesclam e afetam as oportunidades disponíveis para as mulheres.
O Protagonismo das mulheres.
A participação feminina em espaços de poder e decisão precisa ser garantida.
Direitos dos imigrantes e orientações para o atendimento.
É fundamental que os agentes públicos conheçam os direitos das pessoas migrantes, refugiadas e apátridas para garantir seu atendimento humanizado, acolhedor e inclusivo.
Promoção e defesa dos direitos das pessoas LGBTQIA+.
Conheça os conceitos, experiências e aspectos específicos de violências, exclusão, discriminação e desigualdade vividos por pessoas LGBTQIA+.
Água e gênero.
Compreenda os principais conceitos aplicados à relação entre água e gênero, e os desafios e problemas enfrentados, sobretudo, pelas mulheres no acesso e na gestão da água.
Envelhecimento e saúde da pessoa idosa.
Vive-se cada vez mais, porém, nem sempre com saúde e qualidade de vida. É fundamental o desenvolvimento de políticas públicas que promovam o envelhecimento ativo e saudável e a participação social da pessoa idosa.
Superando o idadismo estrutural.
Para garantir direitos e a boa convivência intergeracional é necessária a superação do idadismo estrutural.
Envelhecimento e gestão da idade nas organizações.
Considerando que há uma lacuna na preparação para a diversidade etária nas organizações públicas, são necessárias estratégias eficazes para um futuro de trabalho sustentável.
Identidade, cidadania e documentação.
O curso estimula a compreensão do direito ao registro civil de nascimento e da documentação básica sob a perspectiva dos direitos humanos e da construção da cidadania e da democracia.
Acessibilidade em espaços urbanos.
Você conhecerá diretrizes e exemplos de soluções para fundamentar avaliações e projetos de acessibilidade em nossas cidades, garantindo cidades mais acessíveis e inclusivas para todos.
Transformar para melhorar a qualidade e a eficiência dos serviços públicos.
Além de melhorar os serviços públicos, a tecnologia, se bem aplicada, facilita a vida dos cidadãos e cidadãs. Veja como:
Transformação digital no serviço público.
Este curso prepara servidores e servidoras para fazer a diferença como transformadores digitais no setor público.
Governo integrado: como construí-lo.
A transformação digital permite a integração entre os órgãos do governo e deste com a sociedade.
OKR aplicado à transformação digital.
Conheça como funciona a implementação e uso da metodologia OKR no processo de transformação digital, nas organizações públicas e privadas.
Gamificação aplicada à transformação digital.
O uso da gamificação em serviços públicos pode engajar, desenvolver novas habilidades e melhorar o desempenho dos membros da equipe.
Inteligência Artificial no contexto do serviço público.
A IA avança no serviço público e é cada vez mais usada para resolver problemas.
Design de serviços públicos digitais.
Conheça cursos que apoiam o desenho de serviços públicos digitais com foco nas necessidades do cidadão, trazendo conhecimentos, processos e métodos adequados para esta tarefa.
Sistemas digitais: adaptabilidade e inclusão.
David Eaves fala sobre o desenvolvimento de habilidades digitais e a importância de se pensar horizontalmente na hora de desenvolver novos sistemas.
Mídias digitais na comunicação.
Este programa ajuda instituições públicas a promover a participação cidadã e fortalecer a prestação de serviços por meio de comunicação eficaz.
Proteção de dados pessoais no setor público.
Conheça dicas e ferramentas interessantes, pensadas a partir dos desafios que afetaram as instituições nos últimos tempos. Que tal conhecer um pouco mais desse assunto?
Transformar estruturas, lógicas e princípios do funcionamento do Estado.
O Estado precisa acompanhar as mudanças da sociedade para garantir sua eficiência, transparência e capacidade de resposta, assegurando sua relevância e eficácia no mundo contemporâneo. Confira os materiais:
Participação social: lições do passado para pensar o futuro.
O desafio agora é mostrar a relevância das instituições participativas e de sua efetividade, criando mecanismos abertos e inclusivos que garantam a ampla participação de indivíduos e coletivos.
A burocracia criativa é possível.
Governos locais podem criar estratégias inovadoras, desconstruindo o estereótipo do burocrata dominado apenas por regras.
Série: Uma nova era de inovação: transformando governos no século XXI.
Como os governos podem inovar para resolver problemas complexos e atender as necessidades da sua população.
Conectar sociedade e serviço público para um governo mais responsivo.
A inovação cotidiana pode facilitar o trabalho no serviço público e gerar mais valor público para a sociedade.
Trabalhar em rede para gerar transformações de forma articulada.
Colaboração e experimentação para resolver desafios complexos e ampliar o impacto social.
Há muitas formas de transformar o Estado pela inovação.
Como fazer a diferença por meio da construção colaborativa e da experimentação.
Laboratórios de Inovação como espaços de experimentação.
O desafio de inovar no setor público demanda método, ousadia, patrocínio, parcerias, capacidades e articulação.
Como criar um laboratório de inovação?
Aponta caminhos possíveis para a criação de um laboratório de inovação em governo para apoiar pessoas, visando à transformação no setor público.
Pensar a gestão de forma moderna significa usar ferramentas atuais.
Novos métodos, abordagens e tecnologias podem ajudar a gestão e a política pública a serem mais alinhadas e efetivas. Na Enap, você encontra o que precisa para atualizar suas ferramentas.
Big Data em apoio à tomada de decisão.
Usar dados de forma inteligente e estruturada é uma forma de tomar decisões estratégicas com embasamento e chance de melhores resultados.
Introdução à gestão de riscos.
Para inovar, é preciso poder arriscar. E para poder arriscar com segurança, é essencial desenvolver habilidades de gestão de riscos.
Pensamento de futuros na gestão pública.
Conseguir desenhar cenários é uma ferramenta essencial para pensar o futuro, antecipar tendências e aumentar as chances de sucesso de políticas públicas
Como construir cenários futuros.
Veja um exemplo de como construir cenários para o crescimento econômico do Brasil até 2056, usando a ferramenta International Futures.
Megatendências mundiais.
Como contribuição para um debate de longo prazo para o Brasil, veja um exemplo de como analisar megatendências mundiais.
Transformar pessoas
no contexto atual requer novas habilidades.
Com as rápidas mudanças tecnológicas e transformações nos modelos de trabalho, é preciso desenvolver uma mentalidade crítica, flexível e inclusiva. Veja como:
Diversidade e inclusão no serviço público.
Este programa contribui para o desenvolvimento da capacidade de agentes públicos em reconhecer e valorizar a diversidade, criando ambientes de trabalho mais inclusivos.
O despertar da liderança sistêmica.
As mudanças profundas necessárias para acelerar soluções para os maiores problemas da sociedade precisam de pessoas que catalisem a liderança coletiva.
Modelos de liderança que empoderam.
Lideranças femininas no governo debatem sobre mitos, verdades e dilemas pessoais da mulher em posição de liderança, seus desafios e diferenciais para o governo.
Experiência do servidor.
Você já ouviu falar de Employee Experience? É o termo utilizado para pensar a experiência do colaborador, sendo possível utilizá-la para a melhoria do engajamento dos agentes públicos.
Liderança e gestão de equipes.
Reflita sobre a importância da liderança no trabalho em equipe e na tomada de decisões, principalmente na era das transformações.
Seleção de líderes públicos.
Luna Viana fala sobre a experiência do processo seletivo de lideranças, realizado pela Enap, para diferentes órgãos da Administração Federal.
Desenvolvendo a inteligência emocional.
Conheça estratégias para autogerir suas emoções e expressá-las de maneira funcional para consigo e para a sociedade, atuando de maneira produtiva e congruente na carreira e vida pessoal.
Comunicação não violenta.
Veja os principais conceitos e pilares para a realização de uma comunicação assertiva e empática, ideal para líderes que buscam conceber um ambiente de trabalho seguro.
Para saber mais.
Veja outros materiais sobre as diferentes transformações que selecionamos para você: