É necessária uma visão disruptiva para enfrentar a crise climática
No congresso do CLAD, realizado na Enap, a Ministra Marina Silva refletiu sobre o papel do Estado no enfrentamento da mudança do clima e sua relação com a redução das desigualdades e o fortalecimento da democracia.
Mitigar as emissões e conter o aquecimecimento é o grande desafio.
Iniciativas de redução das emissões de gases de efeito estufa podem ser empreendidas em todos os níveis de governo, pelas empresas, sociedade civil organizada e até mesmo indivíduos. O engajamento de todos é fundamental!
Uso de evidências em políticas públicas de mudança do clima
Pautar políticas públicas por evidências científicas é uma necessidade, ainda mais em temas relacionados a meio ambiente e mudança do clima. Mas será que evidências científicas vêm efetivamente pautando as políticas?
IBGE: Estatísticas do Meio Ambiente e de Mudanças Climáticas
A publicação de 2024 apresenta os principais marcos de referência internacionais sobre as estatísticas ambientais e de mudanças climáticas, além disso sugere ações necessárias para a elaboração de um plano de trabalho sobre a referida agenda.
Como governos municipais podem atuar na redução de emissões
Há muitas políticas e tecnologias que podem ser adotadas e difundidas em nível nacional e subnacional.
Um plano para combater a seca
O Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (2024-2043) visa neutralizar a degradação da terra e mitigar os efeitos da seca, reduzindo as vulnerabilidades ambientais e socioeconômicas das regiões mais afetadas do Brasil.
Sistema de Registro Nacional de Emissões (SIRENE)
O SIRENE tem como objetivo disponibilizar resultados do Inventário Nacional de Emissões Antrópicas por Fontes e Remoções por Sumidouros de GEE. Desenvolvido pelo MCTI, este sistema confere segurança e transparência aos inventários de emissões de GEE.
Simulador Nacional de Políticas Setoriais e Emissões - SINAPSE
O SINAPSE é a ferramenta oficial do governo brasileiro para projeção de cenários de implementação de políticas públicas setoriais e potencial de redução de emissões de GEE, visando ao alcance das metas contidas na NDC submetida pelo País ao Acordo de Paris.
Curso da ONU sobre mudança climática
Este curso oferecido pela plataforma da ONU apresenta os aspectos básicos da mudança climática, desde a ciência até a governança. O curso contém 6 módulos e conta com um breve questionário após cada módulo para alcançar a certificação.
Curso da ONU sobre Fundamentos do REDD+
Este curso abrange os fundamentos do REDD+, desde os elementos exigidos pela CQNUMC até como preparar e implementar o REDD+ em nível nacional, incluindo os recursos financeiros disponíveis.
Curso da ONU Avançado sobre REDD+
O curso Progredindo no REDD+ discute mais detalhadamente outros três elementos de REDD+, aos quais acrescenta a importância de envolver os interessados cabíveis no processo e os princípios de uma boa governança.
Saber comunicar a mudança do clima é combater o negacionismo
A agenda climática é permeada por questões científicas. É importante traduzir estas informações para uma linguagem que engaje grupos mais amplos e afaste abordagens pautadas pelo negacionismo climático.
Guia sobre Comunicação Climática no Brasil
Esse guia de bolso foi criado para ser uma ferramenta prática e acessível a jornalistas, influenciadores e comunicadores que lidam com temas climáticos no Brasil.
TerraBrasilis INPE: monitoramento da vegetação nativa
O portal TerraBrasilis é uma plataforma web desenvolvida pelo INPE para acesso, consulta, análise e disseminação de dados geográficos gerados pelos projetos de monitoramento da vegetação nativa do instituto como o PRODES e o DETER.
Centro de previsão de tempo e estudos climáticos do INPE
O CPTEC/INPE disponibiliza informações sobre previsões de tempo, de clima, dados meteorológicos, dados de poluição atmosférica, descargas elétricas, imagens de satélite, focos de queimada e um conjunto de vídeos educativos.
Promover a adaptação demanda conhecimentos sobre clima e sociedade
Mudança do clima significa também mudanças nas relações com o ambiente construído e com a natureza. Planejar e implementar políticas públicas para garantir a segurança hídrica, energética e alimentar, no campo e na cidade, é o grande desafio do nosso tempo.
Precisamos evitar perdas humanas e econômicas nos municípios
Governos locais precisam conhecer as ameaças climáticas e as vulnerabilidades para adaptar territórios.
Resiliência Climática na Infraestrutura de Transportes
O curso propõe disseminar o conhecimento por meio de capacitação sobre a adaptação e riscos climáticos, com o objetivo de prover informações que permitam apoiar a gestão do risco associado à mudança do clima em todos os modos de transporte.
Mudança do clima e risco climático: conceitos fundamentais
Você sabe qual é o compromisso mundial assumido no Acordo de Paris? Este curso explora conceitos sobre aquecimento global, variabilidade climática, adaptação e risco climático, também apresenta um olhar sobre negociações internacionais sobre o Clima.
Água e gênero
As questões de gênero impactam a distribuição de recursos hídricos. Entenda os desafios dessa relação e os problemas enfrentados pelas mulheres no acesso e na gestão da água no país.
Guia sobre mudanças climáticas para profissionais de saúde
O que muda nos cuidados em saúde a partir das mudanças climáticas? O Guia de bolso, lançado pelo Ministério da Saúde, ajuda profissionais da área a se adaptarem, de forma a responder às transformações correspondentes.
Projeto ProAdapta
Iniciado em 2017 em parceria com o governo alemão, o projeto ProAdapta tem como objetivo apoiar o governo brasileiro na implementação da agenda nacional de adaptação à mudança do clima, incluindo atores de diferentes níveis de governo, setor privado e sociedade civil.
O Brasil está pronto para a nova era da adaptação climática?
Artigo publicado pelo WRI Brasil em junho de 2024 que aborda os desafios das políticas climáticas diante de um cenário de rápido aquecimento global e intensificação dos eventos extremos.
Adaptação baseada em ecossistemas
A adaptação baseada em ecossistemas é uma estratégia de adaptação às mudanças climáticas que aproveita soluções baseadas na natureza e serviços ecossistêmicos.
Programa Cidades Verdes Resilientes
O Programa Cidades Verdes Resilientes tem como objetivo aumentar a qualidade ambiental e a resiliência das cidades brasileiras diante dos impactos da mudança do clima, por meio da integração de políticas urbanas, ambientais e climáticas.
Relatórios Especiais do IPCC
Os relatórios especiais do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) foram traduzidos ao português pelo governo brasileiro e disponibilizados à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Como podemos nos preparar para eventos climáticos extremos?
O aquecimento do Planeta resulta na intensificação e maior frequência de eventos climáticos extremos, tais como enxurradas, secas e ondas de calor. Há um risco maior de perdas e danos para as populações mais vulneráveis.
Mapa Secas CEMADEN
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, disponibiliza esta ferramenta que permite acompanhar a situação de secas no Brasil.
Realizando a gestão integrada de riscos e desastres
Neste curso você conhecerá os novos paradigmas e estratégias relacionados à gestão de riscos e desastres no Brasil que subsidiam o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Proteção e Defesa Civil: introdução à Política Nacional
O curso foi desenvolvido com o intuito de apresentar a temática Proteção e Defesa Civil, com ênfase na Política Nacional, nos seus principais conceitos e no contexto que a envolve.
Proteção e Defesa Civil: Atuação no Âmbito Municipal
O curso foi desenvolvido com o intuito de apresentar a temática Proteção e Defesa Civil, com ênfase na Política Nacional, nos seus principais conceitos e no contexto que a envolve.
Gerenciamento de desastres no âmbito municipal
Com a intensidade das mudanças climáticas, o gerenciamento municipal de desastres passa a ser um tema muito relevante. Conheça metodologias para o planejamento e organização de ações locais de resposta a possíveis desastres.
Proteção e Defesa Civil: Gestão de Desastres
Neste Programa, você compreenderá como ocorre a gestão de desastres, conceitos e fases.
Programa Cemaden Educação
O Cemaden Educação tem o objetivo de contribuir para a geração de uma cultura de prevenção de riscos de desastres. Busca colaborar com a construção de sociedades sustentáveis e resilientes, por meio da promoção e difusão científica.
Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres
O Cenad foi criado em fevereiro de 2005, por meio do Decreto nº 5.376, com o intuito de gerenciar, com agilidade, ações estratégicas de preparação e resposta a desastres em território nacional e, eventualmente, também no âmbito internacional.
Como funciona o Defesa Civil Alerta?
Tem dúvidas sobre como funciona o Defesa Civil Alerta? Essa nova ferramenta utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas sonoros, mesmo em modo silencioso, informando sobre a iminência de desastres em áreas de risco.
Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil
O objetivo principal do plano é ser um instrumento da gestão de riscos e de desastres e para fortalecer a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil em cinco eixos fundamentais: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação.
Agenda 2030 e ODS: um apelo global à ação
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas metas detalhadas abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados no Brasil e no mundo.
Promover cidades sustentáveis e fortalecer a resiliência
Contribua para a disseminação e para a promoção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento humano e sustentável. São estados e municípios fazendo a diferença no objetivo global de não deixar ninguém para trás!
Introdução ao Desenvolvimento Urbano Sustentável
Desenvolvimento Urbano Sustentável é o processo de ocupação urbana orientado para o bem comum e para a redução de desigualdades. O curso oferece uma introdução abrangente aos conceitos, questões e estratégias relacionadas a esse processo.
Instrumentos de Desenvolvimento Urbano Sustentável
Neste curso você aprenderá a analisar as problemáticas e possibilidades das paisagens naturais e construídas, e terá contato com instrumentos e práticas concretas para promover o desenvolvimento urbano sustentável.
Governança do Desenvolvimento Urbano Sustentável
Descubra como os níveis de governo podem cooperar para alcançar o desenvolvimento urbano sustentável Este curso aborda como o federalismo brasileiro condiciona a distribuição de recursos e como a Federação pode se fortalecer atuando conjuntamente.
Informações para o Desenvolvimento Urbano Sustentável
As informações podem se tornar grandes aliadas para a promoção do Desenvolvimento Urbano Sustentável. Neste curso você conhecerá casos práticos de como levantar dados a nível local e como disponibilizá-los para a população.
Planejamento do Desenvolvimento Urbano Sustentável
Neste curso você conhecerá alguns dos principais instrumentos para o planejamento territorial e como aplicá-los. Você exercitará também uma postura crítica em relação à situação atual dos municípios brasileiros.
Financiamento do Desenvolvimento Urbano Sustentável
Neste curso você compreenderá o contexto econômico, regulatório e institucional do financiamento do desenvolvimento urbano no Brasil e as possíveis estratégias para aumentar a arrecadação e o financiamento a nível local.
Gestão do Desenvolvimento Urbano Sustentável
Neste curso você conhecerá as leis que orientam a gestão urbana a nível municipal e mais especificamente como implementar instrumentos de licenciamento urbano e ambiental de controle urbano, de zeladoria urbana e de zoneamento.
Avaliação do Desenvolvimento Urbano Sustentável
Neste curso, você conhecerá experiências distintas de algumas cidades brasileiras e exercitará como propor mudanças ao sistema de monitoramento e avaliação de políticas públicas.
Desenvolvimento Urbano Sustentável na Prática
Neste curso, você terá contato com experiências regionais interessantes e conhecerá os fatores de sucesso e os desafios na implementação delas.
Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis
O CITinova – Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis é um projeto multilateral realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês).
Como melhorar a integração das cidades com a fauna silvestre?
O Manual Cidade Amiga da Fauna é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo em parceria com a Ampara Silvestre e traz uma série de boas práticas inclusivas e sustentáveis para aqueles interessados no desenvolvimento de uma convivência harmoniosa com a fauna silvestre nas cidades.
Precisamos avançar na Agenda 2030 e no alcance dos ODS
A ONU e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados no Brasil e no mundo.
Agenda para o desenvolvimento sustentável
Neste curso, você vai conhecer os principais conceitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o histórico de criação da Agenda 2030. Também vai aprender a reconhecer o papel dos governos locais e regionais para a promoção do desenvolvimento sustentável.
Integrando a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
O curso tem como objetivo geral fortalecer as capacidades dos atores locais para a territorialização e aceleração dos ODS, disponibilizando conhecimentos básicos e essenciais sobre a Agenda 2030, os 17 ODS e as 169 metas a serem alcançadas.
Rede ODS Brasil
Um coletivo que produz e dissemina conhecimento sobre a Agenda 2030 para fomentar sua institucionalização no país.
5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente
Confira os documentos, materiais e resultados da Quinta Conferência Nacional do Meio Ambiente, que tem como tema a emergência climática e o desafio da transformação ecológica e cujos debates e atividades vão até maio de 2025.
Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira
O SiBBr é responsável pela organização, indexação, armazenamento e disponibilização de informações sobre a biodiversidade e os ecossistemas brasileiros, fornecendo subsídios para a gestão governamental relacionada à conservação e uso sustentável.
Políticas, programas e projetos para o desenvolvimento sustentável
Quer conhecer os conceitos relacionados ao desenvolvimento sustentável e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)? Neste curso, traremos maiores detalhes de como territorializar e integrar os ODS aos planos de projetos da gestão pública.
Sustentabilidade na Administração Pública
Neste curso, você conhecerá o histórico das ações para promoção da sustentabilidade ambiental, compreenderá os principais conceitos sobre o assunto, saberá o que são os planos de gestão de logística sustentável e de gestão de resíduos sólidos.
Desenvolvimento humano no século XXI
Aprenda mais sobre o histórico, conceito e desafios do desenvolvimento humano na contemporaneidade, além de conhecer e correlacionar os conceitos de Antropoceno, Sistemas Socioecológicos e Ecologia Política.
Contratações Públicas Sustentáveis
Você conhece o embasamento teórico e legislativo das contratações públicas sustentáveis? Esse curso apresenta os principais conceitos e fundamentos para repensar o processo das licitações e aquisições de bens e serviços na perspectiva da sustentabilidade.
Plano Diretor de Logística Sustentável
Conheça o PLS, instrumento de governança que estabelece a estratégia das contratações e da logística de cada órgão ou entidade, considerando critérios e práticas de sustentabilidade.
IBGE: Indicadores Brasileiros para os ODS
Página do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística com informações sobre os ODS na perspectiva nacional.
IPEA: Monitoramento da Agenda 2030 e ODS
Página do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas de monitoramento da Agenda 2030 com publicações sobre cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Desafios para a implementação da Agenda 2030 em municípios populosos
Este artigo busca identificar a capacidade dos municípios, em sua maioria pertencentes ao chamado "g100", para a governança da Agenda, as ações desenvolvidas, barreiras e facilitadores para incorporação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).